Repository logo
 
Publication

A importância das emoções na decisão de compra de um automóvel : Região norte de Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Caetano
dc.contributor.authorSilva, Tiago Filipe Ferreira
dc.date.accessioned2022-01-05T16:29:39Z
dc.date.available2022-01-05T16:29:39Z
dc.date.issued2021-09-28
dc.description.abstractEste relatório tem por base a elevada competitividade no mercado automóvel, que obriga às empresas do setor a desenvolverem e focarem em novos meios para se diferenciarem e terem sucesso no mercado. O desenvolvimento tecnológico já permite perceber as ideias, necessidades e preferências racionais dos consumidores, sendo que a compreensão emocional dos mesmos poderá ser o futuro das vendas do setor. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e revisão de literatura em volta de temas respeitantes ao comportamento do consumidor e aos seus conceitos no setor automóvel; às emoções e funcionalidade do cérbero humano; e ao processo de decisão de compra em geral e no setor automóvel. Foi então desenvolvido um questionário que permitisse responder a determinadas hipóteses formuladas que respondessem aos objetivos definidos. O mesmo foi disponibilizado por diversos meios e direcionado a adultos dos distritos do Norte de Portugal. Com os resultados do questionário foi possível concluir que as emoções têm de facto um impacto na decisão de compra de um automóvel e que existem variáveis com maior relação emocional do que outros. O interesse e gosto pelo setor automóvel são os parâmetros que mais influenciam as emoções, seguido de aspetos políticos que envolvem o setor. Quanto aos fatores decisivos na compra de um automóvel, a estética mostrou ser o mais relevante.pt_PT
dc.identifier.tid202833640pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38635
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectDecisão de comprapt_PT
dc.subjectAutomóvelpt_PT
dc.titleA importância das emoções na decisão de compra de um automóvel : Região norte de Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tiago_silva.pdf
Size:
946.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format