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Abstract(s)
Este relatório tem por base a elevada competitividade no mercado automóvel, que obriga às empresas do setor a desenvolverem e focarem em novos meios para se diferenciarem e terem sucesso no mercado. O desenvolvimento tecnológico já permite perceber as ideias, necessidades e preferências racionais dos consumidores, sendo que a compreensão emocional dos mesmos poderá ser o futuro das vendas do setor. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e revisão de literatura em volta de temas respeitantes ao comportamento do consumidor e aos seus conceitos no setor automóvel; às emoções e funcionalidade do cérbero humano; e ao processo de decisão de compra em geral e no setor automóvel. Foi então desenvolvido um questionário que permitisse responder a determinadas hipóteses formuladas que respondessem aos objetivos definidos. O mesmo foi disponibilizado por diversos meios e direcionado a adultos dos distritos do Norte de Portugal. Com os resultados do questionário foi possível concluir que as emoções têm de facto um impacto na decisão de compra de um automóvel e que existem variáveis com maior relação emocional do que outros. O interesse e gosto pelo setor automóvel são os parâmetros que mais influenciam as emoções, seguido de aspetos políticos que envolvem o setor. Quanto aos fatores decisivos na compra de um automóvel, a estética mostrou ser o mais relevante.
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Keywords
Comportamento do consumidor Emoções Decisão de compra Automóvel