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O impacto do teletrabalho na saúde mental dos professores universitários: Revisão integrativa de literatura
dc.contributor.author | Carneiro, Catarina | |
dc.contributor.author | Silva, Helena | |
dc.contributor.author | Souza, Thácia | |
dc.contributor.author | Pinto, Ivone | |
dc.contributor.author | Borges, Elisabete | |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T10:06:04Z | |
dc.date.available | 2024-04-19T10:06:04Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Resumo: Devido à pandemia por COVID-19, foi necessário a implementação de restrições aos cidadãos, como medidas preventivas de proliferação. A obrigatoriedade de teletrabalho, quando possível, foi uma das medidas implementadas. Desta forma, todos os grupos profissionais viram as suas condições de trabalho alteradas. Com o encerramento das universidades foi necessário a adoção do regime de teletrabalho por parte dos professores. Este novo regime trouxe implicações para a saúde, quer física, quer mental. Com o objetivo de analisar a evidência cientifica existente sobre o impacto da adoção do regime de teletrabalho na saúde mental dos professores universitários realizou-se uma revisão integrativa da literatura em dezembro/2022, nas bases MEDLINE Complete, Academic Search Complete e Education Resources Information Center, segundo o método PICo. Os resultados revelaram que a adoção de um regime de teletrabalho por parte dos professores universitários, provocou alterações no bem-estar mental e psicológico destes profissionais, aumentando os níveis de stress, depressão e ansiedade. Esta mudança, de trabalho presencial para remoto, deu origem a um aumento da carga de trabalho, exigindo diferentes habilidades pedagógicas e reorganização do conteúdo e forma de lecionar. Urge assim a necessidade da implementação de estratégias para combater estas problemáticas, melhorando a qualidade de vida destes profissionais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53081-9-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50657 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://i-d.esenf.pt/wp-content/uploads/2024/04/eBook-Icohn-2023-v3.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Teletrabalho | pt_PT |
dc.subject | Saúde mental | pt_PT |
dc.subject | Professores Universitários | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem do Trabalho | pt_PT |
dc.title | O impacto do teletrabalho na saúde mental dos professores universitários: Revisão integrativa de literatura | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 27 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.title | 5th International Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN23): Worker's Health in the Digital Age. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 24 de março de 2023 | pt_PT |
person.familyName | Borges | |
person.givenName | Elisabete | |
person.identifier.ciencia-id | 7B17-59BE-33D4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6478-1008 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37024053900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7ae450a0-588e-4c49-83bd-428abf75ac3a | |
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