Repository logo
 
Publication

O impacto do teletrabalho na saúde mental dos professores universitários: Revisão integrativa de literatura

dc.contributor.authorCarneiro, Catarina
dc.contributor.authorSilva, Helena
dc.contributor.authorSouza, Thácia
dc.contributor.authorPinto, Ivone
dc.contributor.authorBorges, Elisabete
dc.date.accessioned2024-04-19T10:06:04Z
dc.date.available2024-04-19T10:06:04Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractResumo: Devido à pandemia por COVID-19, foi necessário a implementação de restrições aos cidadãos, como medidas preventivas de proliferação. A obrigatoriedade de teletrabalho, quando possível, foi uma das medidas implementadas. Desta forma, todos os grupos profissionais viram as suas condições de trabalho alteradas. Com o encerramento das universidades foi necessário a adoção do regime de teletrabalho por parte dos professores. Este novo regime trouxe implicações para a saúde, quer física, quer mental. Com o objetivo de analisar a evidência cientifica existente sobre o impacto da adoção do regime de teletrabalho na saúde mental dos professores universitários realizou-se uma revisão integrativa da literatura em dezembro/2022, nas bases MEDLINE Complete, Academic Search Complete e Education Resources Information Center, segundo o método PICo. Os resultados revelaram que a adoção de um regime de teletrabalho por parte dos professores universitários, provocou alterações no bem-estar mental e psicológico destes profissionais, aumentando os níveis de stress, depressão e ansiedade. Esta mudança, de trabalho presencial para remoto, deu origem a um aumento da carga de trabalho, exigindo diferentes habilidades pedagógicas e reorganização do conteúdo e forma de lecionar. Urge assim a necessidade da implementação de estratégias para combater estas problemáticas, melhorando a qualidade de vida destes profissionais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53081-9-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50657
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyes
dc.publisherEscola Superior de Enfermagem de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://i-d.esenf.pt/wp-content/uploads/2024/04/eBook-Icohn-2023-v3.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeletrabalhopt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectProfessores Universitáriospt_PT
dc.subjectEnfermagem do Trabalhopt_PT
dc.titleO impacto do teletrabalho na saúde mental dos professores universitários: Revisão integrativa de literaturapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage27pt_PT
oaire.citation.startPage22pt_PT
oaire.citation.title5th International Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN23): Worker's Health in the Digital Age. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 24 de março de 2023pt_PT
person.familyNameBorges
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id7B17-59BE-33D4
person.identifier.orcid0000-0002-6478-1008
person.identifier.scopus-author-id37024053900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7ae450a0-588e-4c49-83bd-428abf75ac3a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7ae450a0-588e-4c49-83bd-428abf75ac3a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ICOHN23_22-27.pdf
Size:
3.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: