Publication
Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Flôres, Fábio | |
dc.contributor.author | Dias, Inês | |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T13:31:54Z | |
dc.date.available | 2023-08-04T13:31:54Z | |
dc.date.issued | 2023-07-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio, tem como finalidade expor a reflexão e trabalho ao longo do ano letivo 2022/2023, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Contou com o acompanhamento e supervisão de dois orientadores, um científico e outro pedagógico, ambos procurando maximizar o desenvolvimento enquanto estudante-estagiária. A Escola Secundária Sebastião da Gama, foi a selecionada para servir de palco para a aprendizagem e crescimento durante a PES, no qual foram acompanhadas duas turmas de diferentes ciclos de escolaridade. O Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, propõe uma organização subdividida em quatro dimensões gerais: Profissional, Social e Ética, Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Escola e Comunidade e Desenvolvimento Profissional. Primeiramente é apresentada uma contextualização geral do estabelecimento de ensino, bem como os seus recursos espaciais, materiais e humanos, caracterização das turmas que acompanhou e breve descrição do processo de integração. Na dimensão seguinte, são referidas as três fases principais do desenvolvimento do ensino: o planeamento, o ensino e a avaliação. Posteriormente a categoria a seguir, destaca-se pelo envolvimento na comunidade e, desta forma, serão expostas as atividades que contribuíram para esse acontecimento. Por último é exposto um estudo com o objetivo de compreender o resultado da manipulação de diferentes focos de atenção, no momento de realização de uma habilidade motora. De uma perspetiva global, o estágio pedagógico foi considerado o culminar de uma aprendizagem escolar intensa, que preparou adequadamente a estudante para sua profissionalização futura na área como docente. Os conhecimentos adquiridos foram colocados em prática e serviram como base para o sucesso da PES. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203339568 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46121 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Lecionação | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Estudante estagiário | pt_PT |
dc.title | Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |