Repository logo
 
Publication

Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFlôres, Fábio
dc.contributor.authorDias, Inês
dc.date.accessioned2023-08-04T13:31:54Z
dc.date.available2023-08-04T13:31:54Z
dc.date.issued2023-07-27
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, tem como finalidade expor a reflexão e trabalho ao longo do ano letivo 2022/2023, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Contou com o acompanhamento e supervisão de dois orientadores, um científico e outro pedagógico, ambos procurando maximizar o desenvolvimento enquanto estudante-estagiária. A Escola Secundária Sebastião da Gama, foi a selecionada para servir de palco para a aprendizagem e crescimento durante a PES, no qual foram acompanhadas duas turmas de diferentes ciclos de escolaridade. O Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, propõe uma organização subdividida em quatro dimensões gerais: Profissional, Social e Ética, Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Escola e Comunidade e Desenvolvimento Profissional. Primeiramente é apresentada uma contextualização geral do estabelecimento de ensino, bem como os seus recursos espaciais, materiais e humanos, caracterização das turmas que acompanhou e breve descrição do processo de integração. Na dimensão seguinte, são referidas as três fases principais do desenvolvimento do ensino: o planeamento, o ensino e a avaliação. Posteriormente a categoria a seguir, destaca-se pelo envolvimento na comunidade e, desta forma, serão expostas as atividades que contribuíram para esse acontecimento. Por último é exposto um estudo com o objetivo de compreender o resultado da manipulação de diferentes focos de atenção, no momento de realização de uma habilidade motora. De uma perspetiva global, o estágio pedagógico foi considerado o culminar de uma aprendizagem escolar intensa, que preparou adequadamente a estudante para sua profissionalização futura na área como docente. Os conhecimentos adquiridos foram colocados em prática e serviram como base para o sucesso da PES.pt_PT
dc.identifier.tid203339568pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46121
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectLecionaçãopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_PT
dc.subjectEstudante estagiáriopt_PT
dc.titleEfeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inês Dias.pdf
Size:
4.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: