Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-27"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Stratio AI QA & machine learning testingPublication . Rosa, Heitor Brito de Ramos; Rocha, Teresa Raquel Corga Teixeira daEste relatório explica o trabalho realizado durante um estágio de nove meses no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática, com especialização em Análise Inteligente de Dados, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. O estágio decorreu na Stratio Automotive, uma startup localizada no Instituto Pedro Nunes, cujo foco é a manutenção preditiva de veículos. Para cumprir esta missão, a empresa usa Artificial Intelligence, recorrendo a modelos de Machine Learning, para analisar dados provenientes de sensores localizados nos veículos e detetar comportamentos anómalos ou situações de risco que possam comprometer o normal funcionamento dos mesmos. No início do estágio, a Stratio oferecia aos seus clientes uma solução que permitia a monitorização, a análise e a previsão em tempo real de falhas em veículos pesados. Atendendo ao ambiente dinâmico e em constante mudança em que os modelos se inserem, é de supor que a distribuição dos dados que serviram de base ao treino desses modelos também sofra alterações, podendo deteriorar o seu desempenho ao longo do tempo. Nesse enquadramento, o trabalho realizado no estágio teve como objetivo adicionar um módulo de Quality Assurance à pipeline de Artificial Intelligence da Stratio, integrando um serviço de monitorização de Feature Drift (alterações das features de entrada decorrentes de variações nos dados), com o intuito de assegurar que a precisão e a fiabilidade dos modelos se mantenham com o tempo. Recorrendo à ferramenta open-source Evidently AI foi desenvolvida uma solução que permite detetar situações de Feature Drift nos modelos, cumprindo requisitos de escalabilidade para lidar com grandes volumes de dados, compatibilidade com os modelos já existentes e configurabilidade para ajustes específicos dos mesmos, encontrando-se atualmente em produção.
- A Pitomicotoxicose (eczema facial) em ruminantesPublication . Saurel, Claire Yvette Madeleine Marie; Carolino, Renato Nuno PimentelA pitomicotoxicose, mais conhecida como eczema facial, é uma doença que afeta os ruminantes particularmente em regime de pastoreio, estando descrita em várias regiões húmidas e clima temperado, nomeadamente na Nova Zelândia, Austrália, Açores e País Basco. Esta doença devese à presença da micotoxina esporidesmina, que é produzida pelo fungo Pithomyces chartarum. A disponibilidade deste fungo é maior no final do verão e no início do outono, quando estão reunidas as condições favoráveis ao seu crescimento (temperaturas mínimas de 12ºC e humidade relativa de 80 %, durante pelo menos três dias consecutivos). A esporidesmina ingerida é absorvida e transportada pelo sistema porta ao fígado, originando pericolangiohepatite, fibrose hepática e colestase. A colestase leva à acumulação de fitoeritrina, um fotopigmento, que resulta no quadro de fotossensibilização. Além deste, ocorrem sinais inespecíficos, como disorexia e diarreia transitória, diminuição da produção leiteira, diminuição dos ganhos de peso vivo e infertilidade, que contribuem para o grande impacto económico desta doença. As várias medidas de controlo incluem a identificação dos períodos de risco, com a implementação de sistema de alerta e contagem dos esporos por grama de erva, a gestão do pastoreio e a suplementação de zinco. Para uma gestão a longo prazo, a seleção genética para a tolerância dos animais à esporidesmina apresenta-se como um método promissor.
- Exploring Biomarkers for Intestinal Permeability in DogsPublication . Pedro de Castro, Andreia Marisa; Montezinho, LilianaThe intestinal epithelium serves as a protective barrier against the ingress of damaging substances into the bloodstream. Intestinal permeability is crucial for sustaining gastrointestinal function, and disruptions in this barrier are reliably linked with diverse ailments. To assess intestinal permeability and provide insight into the integrity of the barrier, biomarkers such as sugars, proteins and lipids are used. Veterinary medicine also acknowledges the significance of investigating intestinal permeability and biomarkers, as animals can develop gastrointestinal disorders. Reliable biomarkers are essential for monitoring the gastrointestinal health in animals and developing effective prevention measures. This review presents the latest advances in comprehending intestinal permeability in veterinary medicine, whit a specific emphasis on dogs. The article discusses the role of the intestinal mucosa, the significance of preserving gut homeostasis, and the contribution of the gut microbiota and intercellular junctions. It explores various biomarkers, such as Zonulin, Calprotectin, Claudins, and Citrulline, with regards to their relevance in evaluating intestinal permeability. However, there is still a lack of consensus on the dependable biomarkers for clinical use. This review highlights the requirement for additional research and comprehension of intestinal permeability to improve diagnostic and therapeutic approaches. From a clinical perspective, it is essential to investigate the role of intestinal permeability in the onset and progression of various pathologies thoroughly. Therefore, obtaining a thorough comprehension of the factors and mechanisms affecting gut permeability can offer fresh perspectives for managing these inflammatory processes and illnesses.
- Língua Azul na Serra da Estrela – O Primeiro Caso Reportado de BTV-4 e o Impacto das Alterações ClimáticasPublication . Carrapiço, Joana Sofia Morais; Carolino, Renato Nuno PimentelA Língua Azul ou Febre Catarral Ovina é uma doença viral transmitida por um vetor, um mosquito do género Culicoides, sendo a espécie Culicoides imicola a mais prevalente em Portugal. Foram detetados alguns surtos da doença na Europa, levando vários investigadores a propor a hipótese de uma relação entre as alterações climáticas, como o aumento da temperatura e a disseminação do vírus. O serotipo 4 do vírus da Língua Azul, até então apenas detetado na região do Algarve, Alentejo e Santarém, apareceu pela primeira vez no mês de julho de 2022, na região da Serra da Estrela. Um carneiro apresentava sinais clínicos compatíveis com a doença e realizaram-se análises laboratoriais que confirmaram a presença do vírus e do seu serotipo 4. O presente trabalho pretende relatar o caso clínico do primeiro animal da região da Serra da Estrela infetado com o serotipo 4 do vírus da Língua Azul. Adicionalmente discute-se a possível relação do surgimento deste serotipo numa área geográfica atípica como a Serra da Estrela, com as alterações climáticas.
- Em que medida a idade de galinhas reprodutoras e as condições de incubação podem influenciar a percentagem de nascimentos e qualidade em galinhas poedeirasPublication . Correia, Carolina Isabel Lopes Figueirinhas; Carolino, NunoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, realizado pela autora, e baseou-se no estágio curricular realizado na empresa Avigan Terralta, SA, em medicina produção de aves, mais especificamente, reprodutoras ligeiras, sob a orientação do Professor Doutor Nuno Carolino. Esta dissertação encontra-se dividida em duas partes. A primeira parte consiste na revisão bibliográfica, abordando os temas da anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, maneio de aves reprodutoras ligeiras, condições de incubação e eclosão, e características a analisar durante o processo de incubação e momento de eclosão, os quais nos permitem inferir sobre da qualidade dos pintos nascidos. A segunda parte está relacionada ao estudo realizado, durante o período de estágio, onde se analisam as características relativas aos bandos de aves e do centro de incubação, e em como podem estes influenciar os nascimentos.
- Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de raparigasPublication . Dias, Inês; Flôres, FábioO presente relatório de estágio, tem como finalidade expor a reflexão e trabalho ao longo do ano letivo 2022/2023, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Contou com o acompanhamento e supervisão de dois orientadores, um científico e outro pedagógico, ambos procurando maximizar o desenvolvimento enquanto estudante-estagiária. A Escola Secundária Sebastião da Gama, foi a selecionada para servir de palco para a aprendizagem e crescimento durante a PES, no qual foram acompanhadas duas turmas de diferentes ciclos de escolaridade. O Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, propõe uma organização subdividida em quatro dimensões gerais: Profissional, Social e Ética, Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Escola e Comunidade e Desenvolvimento Profissional. Primeiramente é apresentada uma contextualização geral do estabelecimento de ensino, bem como os seus recursos espaciais, materiais e humanos, caracterização das turmas que acompanhou e breve descrição do processo de integração. Na dimensão seguinte, são referidas as três fases principais do desenvolvimento do ensino: o planeamento, o ensino e a avaliação. Posteriormente a categoria a seguir, destaca-se pelo envolvimento na comunidade e, desta forma, serão expostas as atividades que contribuíram para esse acontecimento. Por último é exposto um estudo com o objetivo de compreender o resultado da manipulação de diferentes focos de atenção, no momento de realização de uma habilidade motora. De uma perspetiva global, o estágio pedagógico foi considerado o culminar de uma aprendizagem escolar intensa, que preparou adequadamente a estudante para sua profissionalização futura na área como docente. Os conhecimentos adquiridos foram colocados em prática e serviram como base para o sucesso da PES.
- Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de rapazes em idade escolarPublication . Padilha, Teresa; Flôres, FábioO relatório de final de estágio representa uma componente de avaliação referente à realização da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Para a realização do mesmo, foi necessário alinhar adequadamente todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridas ao longo da formação académica, realizando uma retrospetiva e análise sobre todo o processo desenvolvido. O relatório tem como principal função expor toda a ação de docente experienciada ao longo do ano letivo bem como, refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, o estágio pedagógico foi realizado no ano letivo de 2022/2023, na Escola Secundária Sebastião da Gama e, deteve-se ação pedagógica em duas turmas de ciclos diferentes, nomeadamente do 9º e 12º ano. Assim, para que toda a informação esteja organizada e exposta de forma clara, o presente documento encontra-se dividido em quatro áreas, tais como, a primeira é referente à área Profissional Social e Ética, onde são expostas informações relativas às expetativas e objetivos do respetivo estágio, como também, foi realizada uma caracterização do contexto da instituição e das turmas. A segunda área, Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, refere-se a todo o processo de organização do momento de ensino-aprendizagem, referindo os métodos de planeamento, avaliação e gestão escolar. A terceira, Participação na Escola e Relação com Comunidade, onde estão expostas todas as atividades efetuadas ao longo do ano letivo, como desporto escolar, direção de turma e atividades extracurriculares, realizando em simultâneo uma reflexão sobre a pertinência de cada participação para o crescimento da professora estagiária. Por fim, apresenta-se a área de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, referente a um momento de investigação com pertinência no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, nomeadamente efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de rapazes em idade escolar. De um modo geral, compreende-se que a prática de ensino supervisionada apresenta uma importância significativa no crescimento e formação de professores estagiários, uma vez que, vivenciam a experiência educativa e, como esta se organiza internamente. Importante referir que, é neste momento que todos os conhecimentos adquiridos anteriormente são colocados em termos práticos, sendo crucial realizar constantes retrospetivas, procurando uma melhoria na ação pedagógica.
- Dimensões da aprendizagem em organizaçõesPublication . Ferreira, João; Sousa, CristinaO instrumento aplicado chama-se Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) ou Questionário das Dimensões da Organização que Aprende, originalmente proposto por Marsick e Watkins (2003) e é composto na sua versão completa, por 62 itens, sendo 43 distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem, 12 distribuídos pelas duas dimensões do desempenho organizacional e 7 relacionados com o tamanho da organização avaliada e o grau de instrução do inquirido. Por questões de validade discriminante e para facilitar a resposta ao protocolo por parte dos participantes, neste estudo, foi utilizada uma versão simplificada do DLOQ, o DLOQ-A, originalmente validada por Yang (2003). Esta versão é composta por 27 itens distribuídos pelas sete dimensões da cultura de aprendizagem e pelas duas dimensões do desempenho organizacional, utilizando apenas três itens por dimensão, totalizando 21 itens para a cultura de aprendizagem e seis para as dimensões de desempenho. Esta investigação visou adaptar e validar a escala de medida de cultura de aprendizagem e a sua relação com o desempenho em organizações portuguesas, tendo como objetivo estudar as propriedades psicométricas do DLOQ-A, numa amostra de trabalhadores portugueses. Utilizámos uma metodologia quantitativa, adotando um design de investigação transversal. A nossa amostra foi composta por uma amostra global de 1120 indivíduos, a qual, posteriormente, foi dividida em duas subamostras equitativas quanto ao número de participantes. Os nossos resultados indicam que existe evidência de: (a) validade fatorial, (b) validade convergente e (c) fidelidade. Segundo a classificação de Sharma (1996), os valores de consistência interna variaram entre o muito bom e o excelente. Relativamente à validade de critério, obtiveram-se os resultados esperados, à exceção da correlação entre a orientação externa e o empenhamento instrumental. Concluímos que a versão portuguesa do DLOQ tem uma excelente aceitabilidade, fiabilidade e validade na medição da Aprendizagem Organizacional.
- "Contributos da música para o envolvimento das crianças em atividades das artes visuais"Publication . Raquel Cabrita Veiga, Joana; Rovisco, Rita
- Variáveis sociodemográficas, psicológicas e tempo na internet como preditoras do uso de redes sociaisPublication . Castro, Milena Carvalho de Azevedo e; Ferreira, Inês Saraiva; Rando Calvo, Maria BelénCom a crescente expansão das redes sociais em todo o mundo, os investigadores têm procurado compreender os preditores da sua utilização e a relação com a saúde mental e o bem-estar. Este estudo teve como objetivo relacionar diversas variáveis sociodemográficas e psicológicas, bem como o tempo dedicado à internet com o uso de redes sociais representativas em Portugal e a nível global, nomeadamente o Instagram, WhatsApp, Facebook, YouTube, LinkedIn e outras redes (como TikTok, Twitter e BeReal). Mais especificamente, analisar o contributo explicativo de um conjunto de variáveis, entre as quais construtos psicológicos como autoestima, solidão, satisfação com a vida e o comportamento de phubbing na frequência de utilização das redes sociais referidas. Foram analisados os dados de um questionário online aplicado a uma amostra de 306 pessoas adultas, com idades entre os 18 e os 79 anos (M = 38.0, SD = 16.3), incluindo 210 mulheres e 98 homens. Das variáveis consideradas nas análises de regressão categorial, os resultados permitiram identificar o melhor conjunto de preditores do uso de cada rede social. Em termos globais, o comportamento de phubbing e a idade foram as variáveis com maior poder explicativo da frequência de uso das redes sociais. Foram ainda identificadas variáveis com contributo específico para a predição da frequência do uso de cada rede. Em particular, o sexo e a escolaridade contribuíram para a rede social LinkedIn; a profissão para as redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn; o estado civil fez parte do modelo da rede social Instagram; a perceção de solidão contribuiu para as redes sociais WhatsApp e LinkedIn; o tempo de uso da internet nos dias de semana constou do modelo para a rede social LinkedIn; e, por último, o tempo de uso da internet nos dias de fim de semana fez parte do modelo da rede social YouTube, bem como do modelo obtido para outras redes, tais como Tiktok, Twitter e BeReal. Estes resultados permitem ampliar o conhecimento sobre características sociodemográficas, psicológicas e o tempo de uso da internet em utilizadores adultos de redes sociais em Portugal, promovendo uma reflexão sobre fatores de risco e adaptativos no uso destas plataformas e as implicações para o domínio da saúde mental e o bem-estar.