Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.24 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio, tem como finalidade expor a reflexão e trabalho ao longo do ano letivo 2022/2023, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Contou com o acompanhamento e supervisão de dois orientadores, um científico e outro pedagógico, ambos procurando maximizar o desenvolvimento enquanto estudante-estagiária. A Escola Secundária Sebastião da Gama, foi a selecionada para servir de palco para a aprendizagem e crescimento durante a PES, no qual foram acompanhadas duas turmas de diferentes ciclos de escolaridade.
O Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, propõe uma organização subdividida em quatro dimensões gerais: Profissional, Social e Ética, Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Escola e Comunidade e Desenvolvimento Profissional.
Primeiramente é apresentada uma contextualização geral do estabelecimento de ensino, bem como os seus recursos espaciais, materiais e humanos, caracterização das turmas que acompanhou e breve descrição do processo de integração. Na dimensão seguinte, são referidas as três fases principais do desenvolvimento do ensino: o planeamento, o ensino e a avaliação. Posteriormente a categoria a seguir, destaca-se pelo envolvimento na comunidade e, desta forma, serão expostas as atividades que contribuíram para esse acontecimento.
Por último é exposto um estudo com o objetivo de compreender o resultado da manipulação de diferentes focos de atenção, no momento de realização de uma habilidade motora.
De uma perspetiva global, o estágio pedagógico foi considerado o culminar de uma aprendizagem escolar intensa, que preparou adequadamente a estudante para sua profissionalização futura na área como docente. Os conhecimentos adquiridos foram colocados em prática e serviram como base para o sucesso da PES.
Description
Keywords
Estágio pedagógico Lecionação Educação física Ensino/aprendizagem Estudante estagiário