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Os Dados do Estado e o Estado dos Dados

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorVasconcelos, José
dc.contributor.authorHenriques, Mónica da Conceição Pereira Guido
dc.date.accessioned2019-11-15T17:31:02Z
dc.date.available2019-11-15T17:31:02Z
dc.date.issued2019-10-24
dc.description.abstractA problemática discutida neste documento prende-se com a miopia (visão distorcida) do alinhamento estratégico (TI-negócio) por parte da AP. Ou seja, a ausência de uma ampla visão do negócio como um todo, constituindo um paradoxo o facto de, em plena Era Social, não se estar a retirar o devido valor dos dados gerados. Como tal, analisou-se de que forma a área de Data Science pode contribuir para alavancar mudanças significativas no contexto da AP, com vista à otimização da prestação de serviços, por via da antecipação das necessidades do cidadão. Por analogia à mudança de paradigma que se verificou na área de marketing, transferindose o foco do produto para as necessidades do consumidor, propõe-se acentuar o foco no cidadão, nomeadamente melhorando a eficiência dos serviços associados a eventos de vida, no contexto da AP. Sugere-se, assim, a interligação de conceitos associados ao tema, nomeadamente através da adoção de uma framework replicável em qualquer AP do mundo, de modo a que o alinhamento estratégico passe a ser orientado aos processos, suportados nos resultados da extração de conhecimento, em vez da Estratégia (TI-negócio), consequentemente contribuindo para a melhoria da visão distorcida. Os artefactos informacionais elaborados resultaram da aplicação de técnicas de análise descritiva e preditiva de dados abertos de diferentes organismos da AP. E a solução encontrada permite à AP caminhar no sentido de um e-Estado pró-ativo, nomeadamente através da colaboração e participação ativa dos cidadãos.pt_PT
dc.description.abstractThe problem discussed in this paper is related to the myopia (distorted vision) of strategic alignment (IT-business) by the Portuguese public sector. That is, the lack of a broad vision of the business as a whole. Constituting a paradox, the fact that, in the middle of the Social Age, the due value of the data generated is not being taken away. As such, it was analyzed how the Data Science area can contribute to leverage significant changes in the context of the Portuguese public sector, in order to optimize the services provided, by anticipating the needs of the citizen. By analogy with the paradigm shift that has occurred in the marketing area, shifting the focus of the product to the needs of the consumer, it is proposed to emphasize the focus on the citizen, namely improving the efficiency of services associated with life events, in the context of the Portuguese public sector. It is suggested, therefore, the interconnection of concepts associated to the theme, namely through the adoption of a replicable framework in any worldwide public sector, so that the strategic alignment is oriented to the processes, supported in the results of the extraction of knowledge, instead of the Strategy (IT-business), consequently contributing to the improvement of the distorted vision. The informational artifacts elaborated resulted from the application of descriptive and predictive analysis techniques of open data from different public sector organizations. And the solution found allows the Portuguese public sector to move towards a proactive e-state, namely through collaboration and active participation of citizens.pt_PT
dc.identifier.tid202304205pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30166
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectData Sciencept_PT
dc.subjectE-participationpt_PT
dc.subjectInformation Technologypt_PT
dc.subjectOpen-Datapt_PT
dc.subjectPublic Sectorpt_PT
dc.subjectStrategic Alignmentpt_PT
dc.titleOs Dados do Estado e o Estado dos Dadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Sistemas de Informação para a Gestãopt_PT

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