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- La Cultura Ambiental Como Elemento Del Desarrollo Sostenible Del Municipio De La Villa De San Diego De UbatéPublication . Olarte, Christians; Lucas, SusanaEl objetivo del presente estudio es caracterizar las prácticas culturales que determina la Cultura Ambiental de los habitantes del Municipio Villa de San Diego de Ubaté. Es un estudio descriptivo con un diseño transversal que utilizó un muestreo probabilístico, específicamente un diseño muestral en varias etapas. La muestra estuvo conformada por 458 hogares del casco urbano, de los cuales, los participantes que respondieron al cuestionario el 54,6% eran mujeres y restantes hombres; la edad promedio fue de 35,085 (DE=12,82) y osciló entre 18 y 65 años. Para realizar la medición de la Cultura Ambiental se construyó un cuestionario basado en la Teoría de Materialismo Cultural de Marvin Harris y que cumplía con las propiedades psicométricas. Según resultados hay 5 factores que explican el 54,83% varianza total y acuerdo con la estrategia de Lebart et al (1995) se encontraron tres clústeres cuyas características respecto a las prácticas culturales de la Cultura Ambiental difieren entre sí. Los resultados permiten entender que la Cultura Ambiental del municipio difiere entre sus pobladores por lo que las líneas de acción planteadas deben abordarse de forma diferente. Por último, los resultados son una aproximación inicial al estudio de la Cultura Ambiental en el contexto colombiano.
- Jornalismo na era da Internet: redes sociais e exposição a notíciasPublication . Vintém, Rafael Alexandre Rodrigues; Scholten, MarcHoje em dia, é um facto conhecido que os social media fazem parte do cotidiano dos seus utilizadores, já que as pessoas estão conectadas às suas contas e atualizam-nas minuto após minuto. Como esse fenómeno continua a crescer, há algumas questões que todos devemos ter em mente: os usuários de redes sociais usam essas plataformas como ponto de conexão principal para procurar notícias? É seguro dizer que em algum momento as redes sociais são a plataforma a que os utilizadores recorrem para consumir notícias? Posto isto, este estudo pretende analisar o comportamento de uma amostra da população portuguesa que recorrem às redes sociais para consumir informação noticiosa. Posteriormente serão cruzados dados como a faixa etária, perceber em que redes sociais estão registados, quais delas utilizam de modo a ter contacto com notícias (entenda-se que por notícias e informação noticiosa falamos apenas de informação fidedigna e publicadas nas páginas oficiais dos meios de comunicação social sejam eles rádios, canais de televisão ou imprensa), e de que maneira essa informação lhes é apresentada. Perceber se o consumo de informação noticiosa é feito de maneira acidental ou intencional, ou seja, se os utilizadores fazem questão de ir às páginas oficiais dos órgãos de comunicação social ou se a informação lhes aparece no feed. Para apurar estas questões, será necessário a elaboração de um questionário, que posteriormente será respondido por portugueses das Gerações X, Y e Z, para que seja possível perceber qual a diferença entre as mesmas neste assunto em particular.
- Os Dados do Estado e o Estado dos DadosPublication . Henriques, Mónica da Conceição Pereira Guido; Vasconcelos, JoséA problemática discutida neste documento prende-se com a miopia (visão distorcida) do alinhamento estratégico (TI-negócio) por parte da AP. Ou seja, a ausência de uma ampla visão do negócio como um todo, constituindo um paradoxo o facto de, em plena Era Social, não se estar a retirar o devido valor dos dados gerados. Como tal, analisou-se de que forma a área de Data Science pode contribuir para alavancar mudanças significativas no contexto da AP, com vista à otimização da prestação de serviços, por via da antecipação das necessidades do cidadão. Por analogia à mudança de paradigma que se verificou na área de marketing, transferindose o foco do produto para as necessidades do consumidor, propõe-se acentuar o foco no cidadão, nomeadamente melhorando a eficiência dos serviços associados a eventos de vida, no contexto da AP. Sugere-se, assim, a interligação de conceitos associados ao tema, nomeadamente através da adoção de uma framework replicável em qualquer AP do mundo, de modo a que o alinhamento estratégico passe a ser orientado aos processos, suportados nos resultados da extração de conhecimento, em vez da Estratégia (TI-negócio), consequentemente contribuindo para a melhoria da visão distorcida. Os artefactos informacionais elaborados resultaram da aplicação de técnicas de análise descritiva e preditiva de dados abertos de diferentes organismos da AP. E a solução encontrada permite à AP caminhar no sentido de um e-Estado pró-ativo, nomeadamente através da colaboração e participação ativa dos cidadãos.