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Moda sustentável: Analisar a relação dos fatores que influenciam a intenção de compra de moda sustentável

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cidália
dc.contributor.authorSá, Raquel Campos de
dc.date.accessioned2021-10-27T17:10:33Z
dc.date.available2021-10-27T17:10:33Z
dc.date.issued2021-05-14
dc.description.abstractA indústria da moda é considerada uma das indústrias mais poluentes do mundo com graves repercussões a nível ambiental e social. A sua cadeia de produção envolve processos que obrigam à degradação do solo, excessivo consumo de água, emissão de gases CO2 e resultância de desperdício desde o seu fabrico até à sua utilização (MacArthur, 2017). A cada segundo, o equivalente a um camião de lixo cheio de roupas é queimado ou enterrado em aterros sanitários (MacArthur, 2017). Ao longo do ciclo de vida do produto, as libertações de fibras nos processos de lavagem contribuem para a entrada de microplásticos nos oceanos (MacArthur, 2017). A nível social, os impactos revelam-se em condições laborais fracas e manufatura instalada em países com baixo custo de mão-de-obra (MacArthur, 2017). Este tipo de produção insere-se um modelo linear económico que se está a tornar insustentável para o planeta. Por sua vez, desenvolve-se um modelo económico circular que aborda a raiz das causas dos desafios globais, enquanto promove oportunidades para um melhor crescimento (MacArthur, 2017). O sistema circular é sustentado por um consumidor que está a ficar cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a outro tipo de critérios de compra mais ecológicos (Brintha, 2019). No que implica o processo de decisão de compra, verificam-se certas barreiras e facilitadores no que dizem respeito estes artigos mais sustentáveis, sendo necessário investigar de que maneira estes fatores contribuem como incentivo à prática de moda sustentável (Easey, 2009). Posto isto, esta dissertação tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor de moda sustentável no que engloba um sistema económico mais ecológico, de maneira a compreender como os fatores que influenciam a intenção de compra se relacionam.pt_PT
dc.identifier.tid202780465pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37842
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModa sustentávelpt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectComportamento consumidorpt_PT
dc.subjectEconomia circularpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleModa sustentável: Analisar a relação dos fatores que influenciam a intenção de compra de moda sustentávelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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