Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-14"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- CIRSE Standards of Practice on Conducting Meetings on Morbidity and MortalityPublication . Chun, JY; Bharadwaz, A; Kyaw Tun, J; Bilhim, T; Gonzalez-Junyent, C; Kawa, BThis CIRSE Standards of Practice document is developed by an expert writing group under the guidance of the CIRSE Standards of Practice Committee. It aims to assist Interventional Radiologists in their daily practice by providing best practices for conducting meetings on morbidity and mortality.
- Do fundamento, âmbito e limites da pesquisa de dados informáticos enquanto meio de obtenção de provaPublication . Pinto, Hernâni Carvalho Correia; Fontes, JoséOs avanços tecnológicos dos últimos anos trouxeram inegáveis benefícios para a economia e para a sociedade. No entanto, também foram aproveitados pelos criminosos, designadamente para gizar novos modi operandi relativamente aos crimes tradicionais e para desenvolver uma panóplia de novas práticas criminosas, tornando-se o fenómeno do cibercrime uma realidade cada vez mais preocupante e com tendência crescente. A consciência desta nova realidade e a necessidade de criar respostas adequadas à repressão do cibercrime estiveram na origem da Convenção sobre o Cibercrime do Conselho da Europa, aberta à assinatura em Budapeste em 23 de novembro de 2001. Portugal veio a adaptar o direito interno à Convenção sobre Cibercrime do Conselho da Europa, através da Lei 109/2009, de 15 de setembro, também designada por Lei do Cibercrime. Esta lei consagra novos meios de obtenção de prova em ambiente digital, destacando-se a pesquisa de dados informáticos, prevista no art.º 15.º da Lei do Cibercrime. Não obstante se tratar de um meio de obtenção de prova com bastante relevância para a investigação criminal, a vulgarização de soluções tecnológicas, tais como a encriptação, poderão inviabilizar a recolha de prova digital, que ficará dependente da colaboração do visado. Simultaneamente aperfeiçoam-se novos meios tecnológicos com um potencial inegável para a efetivação da recolha de prova digital, mas com a particularidade de se tratarem de meios ocultos ao visado. É o caso do malware. Assim sendo, tendo presente estas circunstâncias, e a necessidade de consagrar meios eficazes no combate a uma criminalidade cada vez mais sofisticada, urge proceder à alteração da lei do cibercrime, prevendo-se de forma clara e detalhada a pesquisa de dados informáticos de forma remota e sem o conhecimento do visado, através de meios informáticos adequados, em consonância com os princípios e valores jurídico-constitucionais. Através destes princípios, será possível encontrar critérios axiológicos capazes de delimitar o correto âmbito de aplicação e os limites à aplicabilidade deste meio de obtenção de prova.
- O contributo das redes sociais e do marketing de conteúdo para a fidelização de cliente de ginásios portuguesesPublication . Matos, Luís Pedro Couto Alves Paiva; Reis, José LuísNas últimas décadas, verificaram-se alterações significativas na forma como comunicamos, o que possibilita às pessoas e às organizações mais oportunidades de interação para desenvolverem de uma forma mais eficaz as suas atividades. A evolução da tecnologia é uma realidade incontornável. Vivemos numa era em que a forma como interagimos com as redes sociais é cada vez mais importante a vários níveis. A utilização da comunicação de uma forma personalizada e direta com os clientes, torna-se cada vez mais uma oportunidade para as organizações. A criação de conteúdos assertivos por parte dos emissores, adaptados aos recetores é uma estratégia cada vez mais utilizada e que pode conduzir a bons resultados pois, um cliente envolvido, satisfeito e confiante pode ser um cliente mais facilmente fidelizado. O objetivo geral proposto neste estudo, é perceber qual o impacto do marketing de conteúdo na gestão da fidelização dos ginásios portugueses com os seus clientes. Para ir encontro do objetivo foi realizada uma revisão da literatura centrada em três capítulos chave: marketing digital e social media, marketing relacional e ginásios. Para executar metodologicamente os pressupostos deste trabalho, adaptou-se o modelo conceptual e as respetivas hipóteses baseadas em diferentes estudos. Seguidamente, através de uma metodologia quantitativa, foi efetuada a recolha de dados através de uma amostragem por bola de neve, tendo sido realizado um inquérito por questionário dirigido à população portuguesa, tendo sido obtidas 700 respostas, das quais 551 respondentes foram considerados válidos. A análise estatística foi realizada através de vários tipos de testes, tendo sido possível concluir que o marketing de conteúdo nas redes sociais é um dos fatores que influencia a fidelização do cliente de ginásios. Concluiu-se também que quando um cliente se mostra satisfeito, confiante, envolvido e a percecionar a qualidade do serviço prestado pelo seu ginásio, há uma maior probabilidade de o cliente ficar fidelizado.
- Os social media influencers e a estratégia de comunicação das marcas automóveisPublication . Almeida, Nádia Sofia da Silva; Santos, FernandoCom a evolução do mundo digital e com o aparecimento dos social media, passaram a existir novas formas de comunicar. Assim, as redes sociais estão a ser, cada vez mais utilizadas, não só para se conectarem uns com os outros, mas também com as marcas. O influencer marketing, é uma estratégia que tem indicado ser mais eficaz, pois é uma forma de marketing em que o foco é colocado em indivíduos específicos, e não no mercado-alvo. Este tipo de marketing identifica as pessoas que possuem potencial acima da média de influenciar outras pessoas devido a atributos como frequência de comunicação, capacidade de persuasão pessoal e concentra-se na disseminação frequente de conteúdo por meio de canais de redes sociais. A presente investigação tem como objetivo compreender o papel que os social media influencers assumem na estratégia de comunicação das marcas do setor automóvel. De modo a atingir este objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas de recolha de dados também estas qualitativas, tais como: análise documental e entrevistas. Para este estudo foram escolhidas três representantes de marcas automóveis e ainda três social media influencers Portuguesas. Tendo em conta os resultados obtidos, é possível, através de uma escolha seletiva e minuciosa dos social media influencers para publicitar uma marca, atingir bons resultados no que diz respeito a afluência de procura da marca bem como a visita aos stands das marcas de automóveis publicitadas pelos influencers selecionados.
- Moda sustentável: Analisar a relação dos fatores que influenciam a intenção de compra de moda sustentávelPublication . Sá, Raquel Campos de; Neves, CidáliaA indústria da moda é considerada uma das indústrias mais poluentes do mundo com graves repercussões a nível ambiental e social. A sua cadeia de produção envolve processos que obrigam à degradação do solo, excessivo consumo de água, emissão de gases CO2 e resultância de desperdício desde o seu fabrico até à sua utilização (MacArthur, 2017). A cada segundo, o equivalente a um camião de lixo cheio de roupas é queimado ou enterrado em aterros sanitários (MacArthur, 2017). Ao longo do ciclo de vida do produto, as libertações de fibras nos processos de lavagem contribuem para a entrada de microplásticos nos oceanos (MacArthur, 2017). A nível social, os impactos revelam-se em condições laborais fracas e manufatura instalada em países com baixo custo de mão-de-obra (MacArthur, 2017). Este tipo de produção insere-se um modelo linear económico que se está a tornar insustentável para o planeta. Por sua vez, desenvolve-se um modelo económico circular que aborda a raiz das causas dos desafios globais, enquanto promove oportunidades para um melhor crescimento (MacArthur, 2017). O sistema circular é sustentado por um consumidor que está a ficar cada vez mais consciente e preocupado com os materiais utilizados para criar uma peça de roupa e atento a outro tipo de critérios de compra mais ecológicos (Brintha, 2019). No que implica o processo de decisão de compra, verificam-se certas barreiras e facilitadores no que dizem respeito estes artigos mais sustentáveis, sendo necessário investigar de que maneira estes fatores contribuem como incentivo à prática de moda sustentável (Easey, 2009). Posto isto, esta dissertação tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor de moda sustentável no que engloba um sistema económico mais ecológico, de maneira a compreender como os fatores que influenciam a intenção de compra se relacionam.
- A adoção de eWOM negativo e o seu impacto no adepto de futebol: estudo de caso Sporting CPPublication . Gomes, Gonçalo Soares; Ferreira, MafaldaO surgimento da comunicação digital revolucionou por completo o mundo do marketing e a forma como as empresas interagem com os seus consumidores. Hoje é possível atingir um maior número de pessoas num espaço de tempo mais curto. A revolução tecnológica automatizou diversos processos e tornou a análise de dados mais rápida e barata, dando ao marketing um papel de essencial relevância para a estratégia da empresa. No mundo do futebol e seus adeptos a realidade é a mesma. Os clubes estão hoje em dia muito mais perto dos seus adeptos. No entanto, estas inovações tecnológicas representam também um desafio para as marcas. A concorrência está dotada dos mesmos recursos e, por isso, existe uma preocupação permanente por parte das marcas em inovar e se manter mais habilitado que os demais. Além disso, o anonimato e a facilidade de acesso favorecem o aparecimento de conteúdos negativos e ofensivos acerca de uma determinada marca, seja por razões de insatisfação ou por qualquer outro motivo. Desta forma, torna-se importante perceber o impacto que estes conteúdos exercem nos consumidores. Para fazer a investigação, recorreu-se aos métodos quantitativos, através de um questionário, o qual foi respondido por 264 indivíduos. O questionário teve como base a teoria de afetividade-aversão e o modelo de adoção da informação. Os resultados desde estudo indicam que os conteúdos negativos disseminados nas redes sociais, têm a capacidade de influenciar as futuras decisões dos consumidores e que, o autor e a forma como são percebidos pelos leitores pode inflacionar esta influência. Este estudo pode ser alargado e explorado, sendo já, no entanto, um contributo para a investigação da influência dos conteúdos negativos no comportamento do adepto.