Repository logo
 
Publication

Design gráfico como insurgência visual: Uma leitura contracultural das revistas alternativas brasileiras durante a ditadura militar

dc.contributor.advisorRamalho, Joana Lourenço
dc.contributor.authorFlorence, Raquel de Camargo
dc.date.accessioned2025-10-31T13:23:41Z
dc.date.available2025-10-31T13:23:41Z
dc.date.issued2025-09
dc.description.abstractEste trabalho investiga o design gráfico como ferramenta de resistência cultural durante a ditadura militar brasileira, com foco nas revistas independentes publicadas entre o final da década de 1960 e meados dos anos 1970. A partir da leitura proposta por Celso Favaretto em A contracultura, entre a curtição e o experimental, a pesquisa analisa como publicações como Navilouca, Flor do Mal, Biotônico Vitalidade e Malasartes materializaram propostas editoriais insurgentes e subverteram normas estéticas vigentes ao articular experimentalismo visual, produção coletiva e circulação alternativa. Para compreender essas revistas enquanto sistemas visuais, políticos e afetivos, o trabalho adapta ferramentas do Design Management, como o Service Blueprint e o Business Model Canvas, para estruturar uma análise em múltiplas camadas como materialidade gráfica, processos de produção, infraestrutura e organização editorial. Ao adotar uma abordagem interdisciplinar e sistêmica, a pesquisa propõe uma nova forma de mapear publicações contraculturais, evidenciando suas camadas ocultas e contribuindo para uma leitura mais aprofundada da insurgência gráfica brasileira em tempos de repressão.por
dc.description.abstractThis study investigates graphic design as a tool for cultural resistance during the Brazilian military dictatorship, focusing on independent magazines published between the late 1960s and mid-1970s. Drawing on Celso Favaretto’s perspective in A contracultura, entre a curtição e o experimental, the research analyzes how publications such as Navilouca, Flor do Mal, Biotônico Vitalidade, and Malasartes embodied insurgent editorial approaches and subverted dominant aesthetic norms by combining visual experimentation, collective production, and alternative circulation. In order to understand these magazines as visual, political, and affective systems, the study adapts tools from Design Management, such as the Service Blueprint and the Business Model Canvas, to structure a multilayered analysis of graphic materiality, production processes, infrastructure, and editorial organization. By adopting an interdisciplinary and systemic approach, the research proposes a new way of mapping countercultural publications, shedding light on their hidden layers and contributing to a deeper understanding of Brazilian graphic insurgency in times of repression.eng
dc.identifier.tid204029538
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59483
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectContracultura
dc.subjectDesign gráfico
dc.subjectResistência cultural
dc.subjectGestão de design
dc.subjectBrasil
dc.titleDesign gráfico como insurgência visual: Uma leitura contracultural das revistas alternativas brasileiras durante a ditadura militar
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Design

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MOD-195_Tese_RaquelFlorence_DesignManagement.pdf
Size:
65.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: