Repository logo
 
Publication

Proposta de valor para o desenvolvimento turístico no município de Câmara de Lobos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAragonez, Teresa
dc.contributor.authorPereira, Nuno Roberto Faria
dc.date.accessioned2018-10-16T15:34:37Z
dc.date.available2018-10-16T15:34:37Z
dc.date.issued2018-09-20
dc.description.abstractEste projeto enquadra-se numa proposta de valor para o setor do Turismo no município de Câmara de Lobos, situado na Região Autónoma da Madeira. Cada vez mais a Madeira destaca-se como destino de excelência no Turismo e melhor destino insular por quatro anos consecutivos. As cidades já não são vistas como simples locais geográficos. Com as mudanças provocadas pela globalização, as cidades vêm adquirindo um significado de produto, devendo ser planeadas com vista à sua sustentabilidade e competitividade (Aragonez, Alves e Blanco-González, 2017). Para isso é fundamental o apoio das entidades públicas como câmaras municipais, defende Braun (2012). As cidades têm que estar preparadas para enfrentar constantes adaptações perante os diversos desafios. Para o desenvolvimento da proposta recorreu-se ao estudo de caráter misto. Na vertente qualitativa, através da pesquisa documental, foi possível analisar o setor turístico partindo do pressuposto de Portugal até ao município de Câmara de Lobos. Na ótica quantitativa, foram realizados 200 inquéritos por questionário, junto de turistas, com o objetivo de avaliar opinião, analisar a promoção turística e identificar os aspetos mais valorizados pelos turistas na visita à cidade de Câmara de Lobos. Os resultados confirmam que o Turismo é um setor estratégico para a Madeira, empregando 15% da população e contribuindo com 20% para o PIB (Produto Interno Bruto) regional. Relativamente aos inquéritos por questionário foi possível verificar que os turistas têm uma imagem positiva acerca de Câmara de Lobos e dos seus recursos, no entanto apontam uma necessidade de melhoria. Tendo em conta os resultados da pesquisa foi desenvolvida uma proposta tendo como objetivo apresentar estratégias e ações que contribuam para aproximação do município de Câmara de Lobos ao mercado turístico.pt_PT
dc.identifier.tid201981351pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24309
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Turísticopt_PT
dc.subjectMarketing Territorialpt_PT
dc.subjectPlace Brandingpt_PT
dc.subjectMadeirapt_PT
dc.titleProposta de valor para o desenvolvimento turístico no município de Câmara de Lobospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
nuno_pereira.pdf
Size:
2.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: