Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Proposta de valor para o desenvolvimento turístico no município de Câmara de Lobos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
nuno_pereira.pdf2.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto enquadra-se numa proposta de valor para o setor do Turismo no município de Câmara de Lobos, situado na Região Autónoma da Madeira. Cada vez mais a Madeira destaca-se como destino de excelência no Turismo e melhor destino insular por quatro anos consecutivos. As cidades já não são vistas como simples locais geográficos. Com as mudanças provocadas pela globalização, as cidades vêm adquirindo um significado de produto, devendo ser planeadas com vista à sua sustentabilidade e competitividade (Aragonez, Alves e Blanco-González, 2017). Para isso é fundamental o apoio das entidades públicas como câmaras municipais, defende Braun (2012). As cidades têm que estar preparadas para enfrentar constantes adaptações perante os diversos desafios. Para o desenvolvimento da proposta recorreu-se ao estudo de caráter misto. Na vertente qualitativa, através da pesquisa documental, foi possível analisar o setor turístico partindo do pressuposto de Portugal até ao município de Câmara de Lobos. Na ótica quantitativa, foram realizados 200 inquéritos por questionário, junto de turistas, com o objetivo de avaliar opinião, analisar a promoção turística e identificar os aspetos mais valorizados pelos turistas na visita à cidade de Câmara de Lobos. Os resultados confirmam que o Turismo é um setor estratégico para a Madeira, empregando 15% da população e contribuindo com 20% para o PIB (Produto Interno Bruto) regional. Relativamente aos inquéritos por questionário foi possível verificar que os turistas têm uma imagem positiva acerca de Câmara de Lobos e dos seus recursos, no entanto apontam uma necessidade de melhoria. Tendo em conta os resultados da pesquisa foi desenvolvida uma proposta tendo como objetivo apresentar estratégias e ações que contribuam para aproximação do município de Câmara de Lobos ao mercado turístico.

Description

Keywords

Marketing Turístico Marketing Territorial Place Branding Madeira

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License