Repository logo
 
Publication

O contributo dos eventos culturais e de lazer para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Ana
dc.contributor.advisorCruz, Cristina
dc.contributor.authorMarques, João Filipe Paulino
dc.date.accessioned2021-02-24T16:20:53Z
dc.date.available2021-02-24T16:20:53Z
dc.date.issued2020-12-29
dc.description.abstractO turismo, os eventos e a educação apresentam entre si uma forte ligação que se encontra cada vez mais percetível. O turismo e, nomeadamente, o setor dos eventos tem a capacidade de proporcionar aos indivíduos diversas experiências que visam promover o seu desenvolvimento, especialmente no que às competências individuais diz respeito. A presente investigação tem como objetivo principal compreender quais os contributos dos eventos culturais e de lazer para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para dar resposta a este objetivo foi conduzida uma investigação empírica utilizando uma metodologia mista de recolha de dados, através de análise documental e da aplicação de inquéritos por questionário a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, foi possível analisar o papel dos eventos culturais e de lazer enquanto ferramenta de desenvolvimento socioeducativo e enquanto recurso pedagógico e assim compreender o modo como estes podem assumir um papel ativo e fundamental na educação.pt_PT
dc.description.abstractTourism, events and education have a strong connection that is increasingly noticeable. Tourism, and namely the events sector provides diverse experiences to its participants which aim to foster their development, especially regarding personal skills. The present research has the main objective to understand which are the contributions of cultural and leisure events for the socio-educational development of students of the 1st Cycle of Basic Education. In order to meet this objective, an empirical investigation was conducted using a mixed data collection methodology, through document analysis and the application of surveys to teachers of the 1st Cycle of Basic Education. This has enabled the analysis of the role of cultural and leisure events as a tool for socio-cultural development and as a pedagogical resource and also the understanding of how they can take an active and fundamental role in education.pt_PT
dc.identifier.tid202644294pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35657
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEventos culturais e de lazerpt_PT
dc.subjectRecurso pedagógicopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socioeducativopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectCultural and leisure eventspt_PT
dc.subjectPedagogical resourcept_PT
dc.subjectSocio-educational developmentpt_PT
dc.subjectSkills developmentpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleO contributo dos eventos culturais e de lazer para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Eventospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2020.04.004_.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format