Repository logo
 
Publication

O papel do mix comunicacional na gestão de relacionamentos business-to-business: O caso Smartex.ai

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorAnjo, Joana Dantas Nobre
dc.date.accessioned2022-03-10T16:58:31Z
dc.date.available2022-03-10T16:58:31Z
dc.date.issued2022-02-23
dc.description.abstractAs empresas que atuam em mercados Business-to-Business necessitam de um maior cuidado no que diz respeito à relação com os clientes, delineando a sua estratégia de comunicação em prol de uma relação de longo prazo. Para isso, é necessário entender como opera o Marketing no contexto B2B e quais os meios de comunicação essenciais para a atração e manutenção dos clientes, uma vez que estes estão cada vez mais informados e exigentes. Portanto, a presente investigação pretende entender de que modo a estratégia de comunicação de uma empresa que opera em contexto B2B consegue fazer o seu nome chegar a potenciais clientes e qual o grau de importância do mix comunicacional na conquista e na relação com os mesmos, de forma a mantê-los satisfeitos com o produto e, por consequência, impulsioná-los a repetir a compra. O estudo foi desenvolvido com base na metodologia de estudo de caso da Smartex, empresa que desenvolveu o primeiro sistema do mundo capaz de detetar defeitos em tempo real durante a produção de malha na Indústria Têxtil. Este estudo de caso conta com uma abordagem qualitativa apoiada em técnicas de recolha de dados mistas, sendo elas a entrevista e o inquérito. A triangulação das respostas permitiu a recolha de resultados mais fidedignos. Estes, demonstram que a maioria dos clientes já conhecia a empresa antes desta os contactar. Ao longo da análise dos resultados, verificou-se também que o contacto direto, feedback de outras empresas e utilização de brochuras e flyers durante as reuniões são os principais fatores que motivam os clientes à primeira compra. Ainda durante a análise, foi possível determinar que existem ainda três meios de comunicação da Smartex mais vezes selecionadas pelos clientes como sendo os que mais valorizam na relação enquanto clientes e como os principais potencializadores de uma próxima compra, sendo eles as reuniões de demonstrações de atualizações e melhorias do software, reuniões de recolha de feedback sobre o produto e apresentação de Relatórios Executivos com atualizações mensais.pt_PT
dc.identifier.tid202959562pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39684
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing business-to-businesspt_PT
dc.subjectRelacionamentos business-to- businesspt_PT
dc.subjectMix comunicacionalpt_PT
dc.titleO papel do mix comunicacional na gestão de relacionamentos business-to-business: O caso Smartex.aipt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
joana_anjo.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format