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Percepções sobre a transformação digital nas autarquias portuguesas

dc.contributor.advisorAnunciação, Pedro
dc.contributor.authorPetiz, Ricardo Daniel da Assunção Pereira
dc.date.accessioned2022-05-26T09:56:39Z
dc.date.available2022-05-26T09:56:39Z
dc.date.issued2021-09
dc.description.abstractA expressão Transformação Digital corresponde ao mais recente desafio económico e social colocado à generalidade das organizações. Não sendo possível ignorar as oportunidades que as inovações tecnológicas oferecem às organizações, públicas e privadas, importa que os respetivos responsáveis saibam potencializar os investimentos efetuados em tecnologias da informação no sentido da maximização da eficiência no funcionamento, eficácia das relações económicas e das vantagens competitivas. Para tal, os gestores devem compreender e assumir que a aquisição de novas tecnologias, por si só, não proporciona automaticamente vantagens competitivas. Estas vantagens são geradas pela aplicação das mesmas aos negócios e às atividades organizacionais. Neste sentido, o processo de transformação digital não pode ser circunscrito apenas à aquisição e introdução das tecnologias nas organizações. Este processo de transformação deve corresponder a uma visão ampla do negócio e das atividades económicas que proporcione uma verdadeira transformação das relações internas e externas com os diversos stakeholders envolvidos. Este processo de transformação, que se espera exigente enquanto projeto de gestão, exigente uma análise do impacto das TI nas atividades organizacionais e a absorção do respetivo potencial na diferenciação da relação com o cliente. O presente estudo visa analisar a perceção dos gestores das autarquias portuguesas relativamente às principais dimensões associadas à transformação digital, bem como a análise de um estudo de caso tendo em vista identificar o grau de maturidade existente. As autarquias são instituições públicas dotadas de uma cultura e dinâmica económica muito próprias. Não tendo finalidade lucrativa, prestam um serviço de proximidade aos cidadãos em diversas áreas do domínio público, na medida em que diversas matérias públicas entre o Estado e os cidadãos passam obrigatoriamente pelas autarquias. Por serem instituições fortemente dependentes das estratégias governamentais e por possuírem uma cultura muito própria, apresentam um potencial de transformação significativo junto da economia e da sociedade, afigurando-se relevante analisar a forma com os respetivos responsáveis encaram a relevância das vertentes centrais associadas a esta transformação.pt_PT
dc.description.abstractDigital Transformation is the latest economic and social challenge for most organizations. It is not possible to disregard opportunities that technological innovations offer to public and private organizations. Management must know how to enhance investment made in technology to maximize competitive advantages. In this sense, managers must assume that the acquisition of new technologies alone does not provide automatic competitive advantages. Instead, advantages generate when applying them to business and organizational activities. Therefore, the process of digital transformation cannot be limited to the acquisition of technologies. It should be a broader and more demanding analysis of the impact on organizational activities and the potential for differentiation provided at a business and customer relationship levels. The present study aims to analyze managers’ perception of portuguese local authorities regarding digital transformation and its main dimensions. This study focuses on public institutions with a culture with a specific economic dynamic. Due to their proximity to citizens, they have the potential to transform the economy and society. To the extent that several public matters between State and citizens necessarily go through local authorities, it seems relevant to examine how their decision-makers face the relevance of the central strands associated with this transformation.pt_PT
dc.identifier.tid202790711pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40780
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTransformação Digitalpt_PT
dc.subjectAdministração Públicapt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.subjectDigital Transformationpt_PT
dc.subjectPublic Administratiorpt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.titlePercepções sobre a transformação digital nas autarquias portuguesaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Sistemas de Informaçãopt_PT

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Tese Perceções sobre a transformação digital nas autarquias portuguesas RicardoPetiz.pdf
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