Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O turismo e o crédito bancário: que caraterísticas apresentam os turistas que recorrem ao crédito para viajar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
30325-Texto do Artigo-129091-1-10-20230321.pdf891.08 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As alterações sociodemográficas nas sociedades contemporâneas têm impacte na atividade turística, já que estas afetam o comportamento dos consumidores turísticos que procuram soluções alternativas para responderem ao que assumem como sendo uma necessidade (Gaulia, 2009). Observa-se um novo comportamento dos consumidores na forma como olham para o turismo, dispondo-se a recorrer ao crédito bancário para concretizarem os seus desejos (Oliveira & Jesus, 2013). Assim, o objetivo deste estudo é conhecer as diferenças entre os turistas que recorrem a estas estratégias e os que não o fazem. Para isso, realizou-se um estudo empírico de caráter exploratório, de natureza qualitativa, apoiado em entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram que, potencialmente, as pessoas que recorrem ao crédito para a realização de viagens apresentam algumas caraterísticas distintas das restantes, tanto ao nível dos valores familiares e do tipo de viagem que realizam, como ao nível de variáveis sociodemográficas.

Description

Keywords

Turismo Crédito Comportamento do consumidor Empréstimo bancário

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo

CC License

Altmetrics