Repository logo
 
Publication

Integração curricular

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Rosa
dc.contributor.authorPires, Catarina
dc.date.accessioned2020-08-27T16:41:01Z
dc.date.available2020-08-27T16:41:01Z
dc.date.issued2020-06-23
dc.description.abstractO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico visou compreender e identificar como, em contexto de sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico, se constrói uma ação pedagógica diferenciada conducente à promoção de aprendizagens significativas. Este estudo foi realizado durante o estágio em 1ºciclo do Ensino Básico, de forma a validar a questão definida, foi utilizada a metodologia qualitativa, investigativa e interpretativa, assente em entrevistas de perguntas abertas. Realizou-se, assim, entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação: quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e o coordenador de estabelecimento, com o propósito de obter respostas para a problemática. Para uma aprendizagem acontecer ela deve ter significado, relacionando-se com vivências pessoais e experiências anteriores dos alunos. A integração curricular pretende compreender a conceção do currículo, procurando relações entre todos os caminhos, favorecendo a possibilidade de integrar as suas próprias experiências, demonstrando que os alunos devem ter um papel ativo nas atividades curriculares. Esta investigação permitiu que adquirisse conhecimento, enquanto profissional de educação, no que diz respeito à integração curricular, de modo a que no meu futuro profissional, enquanto docente, potencie aprendizagens significativas, no respeito pela individualidade e singularidade de cada criança/aluno.pt_PT
dc.identifier.tid202508986pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33231
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.subjectAprendizagens significativas e trabalho colaborativopt_PT
dc.titleIntegração curricularpt_PT
dc.title.alternativedo conceito à prática colaborativa em sala de aulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Catarina Santos Pires.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format