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Authors
Abstract(s)
O presente trabalho de investigação analisa a influência dos influenciadores digitais e a
sua importância no processo de tomada de decisão de compra e na construção da lealdade
ao influenciador e à marca, tendo em conta diversos fatores relacionados com as etapas
deste processo. Assume-se uma perspetiva de marketing, especificamente dedicada ao
comportamento de consumidor, ao centrar a análise nas perceções, avaliações e
experiências vividas pelos utilizadores de redes sociais que seguem influenciadores.
Na revisão da literatura, aborda-se a temática do marketing digital e os principais
conceitos associados a este tema. Revê-se, ainda, o conceito de influenciador e dos
formatos de influência. Por fim, tenta-se compreender o papel que os influenciadores
digitais desempenham no processo de tomada de decisão de compra.
Desenvolve-se, de seguida, um modelo conceptual e formulam-se dezassete hipóteses que
são testadas na parte empírica da tese, recorrendo a um inquérito por questionário com
aplicação online, distribuído através de redes sociais. Foi obtida uma amostra de 207
respondentes, o que permite analisar os comportamentos e as perceções dos utilizadores
de redes sociais, com recurso a análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear
múltipla.
Os resultados obtidos indicam que a realização de avaliações de produtos por
influenciadores, a existência de relação de proximidade entre o influenciador e o seguidor
e a maior regularidade de publicação afetam positivamente o reconhecimento da
necessidade e a busca de informação. Por sua vez, a existência de relação de proximidade
entre o influenciador e o seguidor, a maior regularidade de publicação e o reconhecimento
de necessidade e a busca de informação influenciam positivamente a decisão de compra.
Finalmente, a maior credibilidade do influenciador, o menor número de seguidores, a
realização de avaliações de produtos, a existência de relação de proximidade entre o
influenciador e o seguidor e a decisão de compra assumem um papel importante e positivo
na construção da lealdade ao influenciador e à marca.
Description
Keywords
Marketing Digital Influenciadores Digitais Processo de Tomada de Decisão Lealdade Influência no Processo de Compra Redes Sociais