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Influenciadores digitais e o seu poder de influência no processo de decisão de compra e na construção da lealdade

dc.contributor.advisorMarcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo
dc.contributor.advisorAmaral, Irina Saur
dc.contributor.authorValente, João Carlos da Silva
dc.date.accessioned2019-02-18T14:43:37Z
dc.date.available2019-02-18T14:43:37Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação analisa a influência dos influenciadores digitais e a sua importância no processo de tomada de decisão de compra e na construção da lealdade ao influenciador e à marca, tendo em conta diversos fatores relacionados com as etapas deste processo. Assume-se uma perspetiva de marketing, especificamente dedicada ao comportamento de consumidor, ao centrar a análise nas perceções, avaliações e experiências vividas pelos utilizadores de redes sociais que seguem influenciadores. Na revisão da literatura, aborda-se a temática do marketing digital e os principais conceitos associados a este tema. Revê-se, ainda, o conceito de influenciador e dos formatos de influência. Por fim, tenta-se compreender o papel que os influenciadores digitais desempenham no processo de tomada de decisão de compra. Desenvolve-se, de seguida, um modelo conceptual e formulam-se dezassete hipóteses que são testadas na parte empírica da tese, recorrendo a um inquérito por questionário com aplicação online, distribuído através de redes sociais. Foi obtida uma amostra de 207 respondentes, o que permite analisar os comportamentos e as perceções dos utilizadores de redes sociais, com recurso a análise fatorial exploratória e à análise de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos indicam que a realização de avaliações de produtos por influenciadores, a existência de relação de proximidade entre o influenciador e o seguidor e a maior regularidade de publicação afetam positivamente o reconhecimento da necessidade e a busca de informação. Por sua vez, a existência de relação de proximidade entre o influenciador e o seguidor, a maior regularidade de publicação e o reconhecimento de necessidade e a busca de informação influenciam positivamente a decisão de compra. Finalmente, a maior credibilidade do influenciador, o menor número de seguidores, a realização de avaliações de produtos, a existência de relação de proximidade entre o influenciador e o seguidor e a decisão de compra assumem um papel importante e positivo na construção da lealdade ao influenciador e à marca.pt_PT
dc.identifier.tid202172937pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27865
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectInfluenciadores Digitaispt_PT
dc.subjectProcesso de Tomada de Decisãopt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectInfluência no Processo de Comprapt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.titleInfluenciadores digitais e o seu poder de influência no processo de decisão de compra e na construção da lealdadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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