Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
27.08 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
bstract
The integration of Unmanned Aircraft Systems (UAS) into General Air Traffic (GAT)
presents complex regulatory, operational, and technological challenges. This study aims to
design a conceptual ecosystem model to facilitate UAS integration into Portuguese airspace,
ensuring alignment with international best practices. The research methodology combined
documentary analysis of international and national literature and semi-structured interviews
conducted with subject matter experts. The interviews focused on system, infrastructure, and
airspace dimensions.
This analysis identified significant gaps in Portugal’s current regulatory strategies, digital
platforms, and airspace management, despite partial alignment with European Union
Aviation Safety Agency regulations. Based on these findings, a phased ecosystem model is
proposed, beginning with the implementation of test zones for U-Space implementation in
Lisbon, Porto, Faro, and Funchal, and later expanding to support Urban Air Mobility services
nationwide.
The study concludes that the successful integration of UAS into GAT requires a
centralized, automated coordination system, strategic infrastructure investment, and formal
airspace designation. The proposed model offers a pragmatic and scalable roadmap to
overcome existing barriers, contributing to academic knowledge and providing actionable
recommendations for policymakers and aviation stakeholders.
A integração de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) no Tráfego Aéreo Geral (GAT) apresenta desafios regulatórios, operacionais e tecnológicos complexos. Este estudo visa conceber um modelo de ecossistema conceptual para facilitar a integração de UAS no espaço aéreo português, garantindo o alinhamento com as melhores práticas internacionais. A metodologia de investigação combinou a análise documental de legislação internacional e nacional, com entrevistas semiestruturadas com especialistas na área, estruturadas nas dimensões, sistema, infraestrutura e espaço aéreo. A análise identificou lacunas significativas nas atuais estratégias regulatórias, plataformas digitais e gestão do espaço aéreo de Portugal, apesar do alinhamento parcial com os regulamentos da European Union Aviation Safety Agency. Com base nestas conclusões, propõe-se um modelo faseado, começando com implementações piloto do U-Space em Lisboa, Porto, Faro e Funchal e, posteriormente, expandindo-se a nível nacional para apoiar os serviços de Mobilidade Aérea Urbana. O estudo conclui que a integração bem-sucedida de UAS no GAT requer um sistema de coordenação centralizado e automatizado, uma estratégia de investimento nas infraestruturas e formulação do espaço aéreo. O modelo propõe um roteiro pragmático e dimensionável para ultrapassar os constrangimentos existentes, contribuindo para o conhecimento académico e fornecendo recomendações para as autoridades aeronáuticas e para os utilizadores da aviação
A integração de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) no Tráfego Aéreo Geral (GAT) apresenta desafios regulatórios, operacionais e tecnológicos complexos. Este estudo visa conceber um modelo de ecossistema conceptual para facilitar a integração de UAS no espaço aéreo português, garantindo o alinhamento com as melhores práticas internacionais. A metodologia de investigação combinou a análise documental de legislação internacional e nacional, com entrevistas semiestruturadas com especialistas na área, estruturadas nas dimensões, sistema, infraestrutura e espaço aéreo. A análise identificou lacunas significativas nas atuais estratégias regulatórias, plataformas digitais e gestão do espaço aéreo de Portugal, apesar do alinhamento parcial com os regulamentos da European Union Aviation Safety Agency. Com base nestas conclusões, propõe-se um modelo faseado, começando com implementações piloto do U-Space em Lisboa, Porto, Faro e Funchal e, posteriormente, expandindo-se a nível nacional para apoiar os serviços de Mobilidade Aérea Urbana. O estudo conclui que a integração bem-sucedida de UAS no GAT requer um sistema de coordenação centralizado e automatizado, uma estratégia de investimento nas infraestruturas e formulação do espaço aéreo. O modelo propõe um roteiro pragmático e dimensionável para ultrapassar os constrangimentos existentes, contribuindo para o conhecimento académico e fornecendo recomendações para as autoridades aeronáuticas e para os utilizadores da aviação
Description
Keywords
Citation
Lourenço, J. P. F. & Páscoa, C. J. R., (2025). Integration of Unmanned Aircraft Systems in General Air Traffic in Portugal. Revista de Ciências Militares, May, XIII(1), 137-16