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A opção de compra e a adoção do e-commerce em Moçambique: barreiras e perceção de riscos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFreire, João
dc.contributor.authorDuarte, Jéssica Chang
dc.date.accessioned2024-09-17T14:26:36Z
dc.date.available2024-09-17T14:26:36Z
dc.date.issued2024-06-19
dc.description.abstractA rápida e global expansão da internet, dos smartphones e dispositivos móveis em geral, conjugado com fatores demográficos como a grande taxa de população jovem em Moçambique tem tornado cada vez mais evidente e difundido o comércio eletrónico. Neste contexto procurámos analisar os principais desafios socioeconómicos e culturais que possam condicionar a opção de compra e a adoção do e-commerce em Moçambique, apesar do seu lento desenvolvimento tecnológico. Definimos para esta análise a comparação entre Portugal e Moçambique no que diz respeito à adesão ao comércio eletrónico e efetuamos entrevistas em profundidade de uma metodologia qualitativa, como procedimento de recolha de dados nos dois países de modo a avaliar o nível de aceitação dos consumidores em relação a esta modalidade de comércio. Por fim e de acordo com a análise de dados e resultados recolhidos propomos sugestões para melhorar a experiência do consumidor moçambicano digital.pt_PT
dc.description.abstractThe rapid and global expansion of the internet, smartphones, and mobile devices in general, combined with demographic factors such as the large rate of young population in Mozambique, has made electronic commerce increasingly evident and widespread. In this context, we will seek to analyze the main socioeconomic and cultural challenges that may affect the purchase option and the adoption of e-commerce in Mozambique, despite its slow technological development. For this analysis, we defined the comparison between Portugal and Mozambique regarding adoption of e-commerce and carried out in-depth interviews using a qualitative methodology, as a data collection procedure in both countries to assess the level of consumer acceptance in relation to this type of commerce. Finally, according to the data analysis and results collected, we propose suggestions to improve the Mozambican digital consumer experience.
dc.identifier.tid203682874pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52092
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.subjectComérciopt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.titleA opção de compra e a adoção do e-commerce em Moçambique: barreiras e perceção de riscospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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