Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Plano de comunicação interna da Águas do Porto E.M

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
sofia_bartolomeu.pdf1.61 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A comunicação é condição essencial do ser humano. Em qualquer organização, a comunicação interna constitui uma ferramenta estratégica que permite reforçar junto dos seus colaboradores a cultura, a missão, a visão e os valores da organização, o que contribuirá para o aumento de produtividade e criação de mais valias. Neste projeto profissional foi desenvolvido um Plano de Comunicação Interna para a Águas do Porto, E.M., uma empresa que até ao final de 2018 contava com 470 colaboradores. O Plano de Comunicação Interna descreve todo o trabalho que suporta as opções tomadas para a sua construção. Numa primeira fase procedeu-se à revisão da literatura da temática, com o objetivo de se perceber o pensamento atual relativo à comunicação interna nas organizações. Em seguida, passou-se à caracterização da empresa e do seu meio envolvente, a análise estratégica, ao enquadramento metodológico e à análise e discussão dos dados. Nas recomendações é reforçada a necessidade de se investir num trabalho mais focado no lado do recetor da mensagem, neste caso, nos colaboradores da empresa, através de ações de sensibilização que os estimulem para o maior contacto com o digital, para a procura constante de informação. É assinalada a importância de os colaboradores estarem informados relativamente aos acontecimentos da empresa, de forma igualitária. É referido o contínuo investimento em eventos/convívios que fomentem a maior troca e divulgação de informação e por consequência, maior interação entre colaboradores. É focado o investimento de partilha e maior transparência de informação na organização e o alinhamento da estratégia por parte de todos colaboradores. Todas estas melhorias terão efeito na qualidade de serviço dos colaboradores, dado que se estes se sentirem motivados e integrados na organização, isso refletir-se-á no serviço prestado junto dos clientes da Águas do Porto, E.M.

Description

Keywords

Águas da Porto E.M Comunicação interna Plano de comunicação interna Serviço ao cliente

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License