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Explorar de que forma as relações parassociais e a credibilidade percebida dos streamers da Twitch influenciam a decisão de compra de videojogos e itens digitais entre diferentes segmentos de espectadores portugueses
dc.contributor.advisor | Mena, Ricardo | |
dc.contributor.author | Cardoso, José Rafael Almeida | |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T10:08:13Z | |
dc.date.available | 2025-08-11T10:08:13Z | |
dc.date.issued | 2025-07-22 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo investigar de que modo os streamers da Twitch, afetam a decisão de compra de videojogos e itens digitais dos espectadores portugueses. O aumento da popularidade do streaming de videojogos e a relação parassocial que se forma entre streamers e os espectadores despertam o interesse de investigar as dinâmicas de influência que ocorrem no contexto digital. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dois grupos distintos, streamers da Twitch e espectadores portugueses, com a finalidade de obter uma visão mais aprofundada sobre as motivações, perceções e comportamentos relacionados à influência dos streamers. A análise de conteúdo possibilitou a identificação de categorias e subcategorias ligadas a relações parassociais, credibilidade percebida, às características mais valorizadas nos streamers e a perceção sobre a popularidade do consumo crescente de videojogos via a prática de streaming. Os resultados evidenciam que a relação parassocial entre espectadores e streamers impactam de forma significativa a decisão de compra, especialmente quando relacionada com fatores como a autenticidade, credibilidade, interação e a solidificação de comunidades digitais. Além disso, a influência dos streamers demonstrou-se particularmente eficaz em públicos que estão emocionalmente conectados. Assim esta dissertação enriquece a compreensão académica relativamente ao marketing de influência e entretenimento na indústria dos videojogos. | por |
dc.identifier.tid | 203978900 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58351 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Marketing de influência | |
dc.subject | Twitch | |
dc.subject | Streamers | |
dc.subject | Relação parassocial | |
dc.subject | Videojogos | |
dc.subject | Decisão de compra | |
dc.title | Explorar de que forma as relações parassociais e a credibilidade percebida dos streamers da Twitch influenciam a decisão de compra de videojogos e itens digitais entre diferentes segmentos de espectadores portugueses | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.grantor | Instituto Português de Administração de Marketing | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Marketing |