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Explorar de que forma as relações parassociais e a credibilidade percebida dos streamers da Twitch influenciam a decisão de compra de videojogos e itens digitais entre diferentes segmentos de espectadores portugueses

dc.contributor.advisorMena, Ricardo
dc.contributor.authorCardoso, José Rafael Almeida
dc.date.accessioned2025-08-11T10:08:13Z
dc.date.available2025-08-11T10:08:13Z
dc.date.issued2025-07-22
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo investigar de que modo os streamers da Twitch, afetam a decisão de compra de videojogos e itens digitais dos espectadores portugueses. O aumento da popularidade do streaming de videojogos e a relação parassocial que se forma entre streamers e os espectadores despertam o interesse de investigar as dinâmicas de influência que ocorrem no contexto digital. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dois grupos distintos, streamers da Twitch e espectadores portugueses, com a finalidade de obter uma visão mais aprofundada sobre as motivações, perceções e comportamentos relacionados à influência dos streamers. A análise de conteúdo possibilitou a identificação de categorias e subcategorias ligadas a relações parassociais, credibilidade percebida, às características mais valorizadas nos streamers e a perceção sobre a popularidade do consumo crescente de videojogos via a prática de streaming. Os resultados evidenciam que a relação parassocial entre espectadores e streamers impactam de forma significativa a decisão de compra, especialmente quando relacionada com fatores como a autenticidade, credibilidade, interação e a solidificação de comunidades digitais. Além disso, a influência dos streamers demonstrou-se particularmente eficaz em públicos que estão emocionalmente conectados. Assim esta dissertação enriquece a compreensão académica relativamente ao marketing de influência e entretenimento na indústria dos videojogos.por
dc.identifier.tid203978900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58351
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectMarketing de influência
dc.subjectTwitch
dc.subjectStreamers
dc.subjectRelação parassocial
dc.subjectVideojogos
dc.subjectDecisão de compra
dc.titleExplorar de que forma as relações parassociais e a credibilidade percebida dos streamers da Twitch influenciam a decisão de compra de videojogos e itens digitais entre diferentes segmentos de espectadores portugueses
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

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