Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Explorar de que forma as relações parassociais e a credibilidade percebida dos streamers da Twitch influenciam a decisão de compra de videojogos e itens digitais entre diferentes segmentos de espectadores portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
josé_cardoso.pdf873.25 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente dissertação tem como objetivo investigar de que modo os streamers da Twitch, afetam a decisão de compra de videojogos e itens digitais dos espectadores portugueses. O aumento da popularidade do streaming de videojogos e a relação parassocial que se forma entre streamers e os espectadores despertam o interesse de investigar as dinâmicas de influência que ocorrem no contexto digital. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dois grupos distintos, streamers da Twitch e espectadores portugueses, com a finalidade de obter uma visão mais aprofundada sobre as motivações, perceções e comportamentos relacionados à influência dos streamers. A análise de conteúdo possibilitou a identificação de categorias e subcategorias ligadas a relações parassociais, credibilidade percebida, às características mais valorizadas nos streamers e a perceção sobre a popularidade do consumo crescente de videojogos via a prática de streaming. Os resultados evidenciam que a relação parassocial entre espectadores e streamers impactam de forma significativa a decisão de compra, especialmente quando relacionada com fatores como a autenticidade, credibilidade, interação e a solidificação de comunidades digitais. Além disso, a influência dos streamers demonstrou-se particularmente eficaz em públicos que estão emocionalmente conectados. Assim esta dissertação enriquece a compreensão académica relativamente ao marketing de influência e entretenimento na indústria dos videojogos.

Description

Keywords

Marketing de influência Twitch Streamers Relação parassocial Videojogos Decisão de compra

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence