Repository logo
 
Publication

O impacto da covid-19 na adaptação do cliente de saúde ao contexto digital

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMena, Ricardo
dc.contributor.authorCruz, Ana Salomé da Silva
dc.date.accessioned2022-01-05T16:13:47Z
dc.date.available2022-01-05T16:13:47Z
dc.date.issued2021-09-28
dc.description.abstractSão vários os desafios que, hoje, o mundo enfrenta. Por isso, é muito importante compreender e definir a revolução tecnológica. As novas tecnologias estão a alterar radicalmente os hábitos, os comportamentos, as formas de trabalhar e as relações do ser humano no geral. O setor da saúde é um dos setores onde mais tem impacto esta revolução tecnológica, e com a pandemia da COVID-19, esta revolução ainda acelerou mais. O objetivo geral desta investigação consiste em compreender o impacto da COVID-19 na adaptação do cliente ao contexto digital. Para além deste geral pretende-se chegar à conclusão de dos objetivos específicos, tais como avaliar a importância atribuída pelos consumidores portugueses à utilização de ferramentas digitais de saúde no período pré e durante a pandemia, identificar os benefícios e entraves reconhecidos pelos consumidores na utilização de ferramentas digitais durante a pandemia, reconhecer o nível de familiaridade dos consumidores quanto às tipologias de telemedicina avaliando as tipologias antes e durante a pandemia, identificar vantagens e desvantagens reconhecidas pelos portugueses relativamente às consultas presenciais e virtuais, identificar mudanças no comportamento dos consumidores de saúde em Portugal durante o estado de emergência, avaliar as preferências dos consumidores face às experiências digitais e presenciais no período pós-pandemia e verificar o grau de confiança dos consumidores portugueses nos profissionais de saúde ou organizações de saúde. Este estudo iniciou-se com o levantamento da informação acerca de duas temáticas, o Marketing na Saúde e as Tecnologias na Saúde. As Tecnologias de Saúde subdividem-se em dois grupos, as ferramentas digitais e a telemedicina. Para além disto, aborda-se o tema das tecnologias na saúde na pandemia da Covid-19. Esta investigação rege-se a uma metodologia quantitativa, onde os dados são recolhidos através de um questionário. A amostra contém 402 respostas válidas. Este questionário visa obter respostas aos objetivos definidos inicialmente, e, contribuir com conhecimento no setor. Por fim, foram ainda obtidas conclusões que permitiram explorar algumas recomendações à empresa que permitiu a realização deste estudo.pt_PT
dc.identifier.tid202833526pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38630
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing em Saúdept_PT
dc.subjectTecnologias de Saúdept_PT
dc.subjectExperiência do Pacientept_PT
dc.subjectTelemedicinapt_PT
dc.subjectServiços de Saúdept_PT
dc.subjectSaúde Digitalpt_PT
dc.titleO impacto da covid-19 na adaptação do cliente de saúde ao contexto digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ana_cruz.pdf
Size:
882.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format