Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
882.68 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
São vários os desafios que, hoje, o mundo enfrenta. Por isso, é muito importante
compreender e definir a revolução tecnológica. As novas tecnologias estão a alterar
radicalmente os hábitos, os comportamentos, as formas de trabalhar e as relações do ser
humano no geral.
O setor da saúde é um dos setores onde mais tem impacto esta revolução tecnológica, e
com a pandemia da COVID-19, esta revolução ainda acelerou mais.
O objetivo geral desta investigação consiste em compreender o impacto da COVID-19 na
adaptação do cliente ao contexto digital. Para além deste geral pretende-se chegar à
conclusão de dos objetivos específicos, tais como avaliar a importância atribuída pelos
consumidores portugueses à utilização de ferramentas digitais de saúde no período pré e
durante a pandemia, identificar os benefícios e entraves reconhecidos pelos consumidores
na utilização de ferramentas digitais durante a pandemia, reconhecer o nível de
familiaridade dos consumidores quanto às tipologias de telemedicina avaliando as
tipologias antes e durante a pandemia, identificar vantagens e desvantagens reconhecidas
pelos portugueses relativamente às consultas presenciais e virtuais, identificar mudanças
no comportamento dos consumidores de saúde em Portugal durante o estado de
emergência, avaliar as preferências dos consumidores face às experiências digitais e
presenciais no período pós-pandemia e verificar o grau de confiança dos consumidores
portugueses nos profissionais de saúde ou organizações de saúde.
Este estudo iniciou-se com o levantamento da informação acerca de duas temáticas, o
Marketing na Saúde e as Tecnologias na Saúde. As Tecnologias de Saúde subdividem-se
em dois grupos, as ferramentas digitais e a telemedicina. Para além disto, aborda-se o
tema das tecnologias na saúde na pandemia da Covid-19.
Esta investigação rege-se a uma metodologia quantitativa, onde os dados são recolhidos
através de um questionário. A amostra contém 402 respostas válidas. Este questionário
visa obter respostas aos objetivos definidos inicialmente, e, contribuir com conhecimento
no setor.
Por fim, foram ainda obtidas conclusões que permitiram explorar algumas
recomendações à empresa que permitiu a realização deste estudo.
Description
Keywords
Marketing em Saúde Tecnologias de Saúde Experiência do Paciente Telemedicina Serviços de Saúde Saúde Digital