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Advisor(s)
Abstract(s)
A complexidade científica e o grau de incerteza implicados nos processos de alterações climáticas
têm sido apontados como fatores limitantes na implementação de práticas de professores/as no
Ensino Básico neste domínio temático. Trata-se de um tema emergente e que integra os
referenciais de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, que requer a sua
aplicação no desenvolvimento curricular. Antecipando-se o reconhecido isomorfismo da
formação, importa, durante a formação inicial de professores/as do Ensino Básico, proporcionar
práticas letivas que fomentem o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes, no
domínio temático das alterações climáticas que habilitem para uma intervenção pedagógica.
Neste contexto, incentivou-se o envolvimento dos/as estudantes numa abordagem de Trabalho
por Projeto com os objetivos seguintes: a) reconhecer as conceções de estudantes do 3º ano da
licenciatura em Educação Básica sobre os processos inerentes às alterações climáticas; b)
promover o desenvolvimento de aprendizagens e de competências-chave na educação para o
desenvolvimento sustentável, focado neste tema; e c) fomentar a conceção de estratégias de
intervenção pedagógica em contexto educativo no domínio da ação climática, que permitam o
desenvolvimento de competências de natureza cognitiva, socioemocional e comportamental
fundamentais para a operacionalização da aclamada transformação socioambiental. Durante o
desenvolvimento do projeto resultaram processos de envolvimento dos/as estudantes na
construção do seu conhecimento e propostas de intervenção educativa convergentes com o
desenvolvimento de competências cruciais à educação no âmbito da ação climática.
Description
Keywords
Ação climática competências-chave educação para o desenvolvimento sustentável trabalho por projeto climate action education for sustainable development key competences project work
