Publication
O ENSINO COOPERATIVO E A AUTOESTIMA DOS PROFESSORES NUMA PERSPETIVA DE INCLUSÃO
dc.contributor.advisor | Leitão, Francisco | |
dc.contributor.author | Matos, Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T11:20:01Z | |
dc.date.available | 2018-09-06T11:20:01Z | |
dc.date.issued | 2013-11-08 | |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação surge num momento em que questões como a educação inclusiva, a colaboração e cooperação entre pares e a autoestima dos professores começam a ter uma visibilidade crescente na sociedade atual. Neste sentido, importa perceber o tipo de relação que existe entre a autoestima dos professores e as perceções que apresentam sobre a cooperação entre professores. Assim, partindo desta problemática, definiram-se objetivos com o intuito de averiguar de que forma o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal nas relações profissionais dos professores, a perceção do reconhecimento pelos outros e a relação professor/aluno se relacionam com a perceção dos professores sobre o ensino cooperativo. Foi aplicado o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (Leitão, 2012) a uma amostra composta por 684 docentes do Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário do Norte e Centro de Portugal. Obtivemos algumas conclusões pertinentes, distinguindo as seguintes: existe uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre o ensino cooperativo e a autoestima dos professores e os docentes estão, ainda que timidamente, a dar passos no sentido de construírem uma escola mais inclusiva, com recurso ao ensino cooperativo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201492679 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24072 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | educação inclusiva, colaboração e cooperação entre pares, autoestima dos professores, ensino cooperativo. | pt_PT |
dc.title | O ENSINO COOPERATIVO E A AUTOESTIMA DOS PROFESSORES NUMA PERSPETIVA DE INCLUSÃO | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial Dominio Cognitivo e Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- a42718_CláudiaMatos_MestradoEducaçãoEspecial_2011_2012.pdf
- Size:
- 5.02 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: