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Este trabalho de investigação surge num momento em que questões como a educação inclusiva, a colaboração e cooperação entre pares e a autoestima dos professores começam a ter uma visibilidade crescente na sociedade atual. Neste sentido, importa perceber o tipo de relação que existe entre a autoestima dos professores e as perceções que apresentam sobre a cooperação entre professores. Assim, partindo desta problemática, definiram-se objetivos com o intuito de averiguar de que forma o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal nas relações profissionais dos professores, a perceção do reconhecimento pelos outros e a relação professor/aluno se relacionam com a perceção dos professores sobre o ensino cooperativo. Foi aplicado o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (Leitão, 2012) a uma amostra composta por 684 docentes do Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário do Norte e Centro de Portugal. Obtivemos algumas conclusões pertinentes, distinguindo as seguintes: existe uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre o ensino cooperativo e a autoestima dos professores e os docentes estão, ainda que timidamente, a dar passos no sentido de construírem uma escola mais inclusiva, com recurso ao ensino cooperativo.
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Keywords
educação inclusiva, colaboração e cooperação entre pares, autoestima dos professores, ensino cooperativo.