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Em que medida a moda é um fator representativo ou excludente para a não-binariedade como identidade de gênero: uma análise dos editoriais de moda propostos pela Vogue Portugal

dc.contributor.advisorMorais, Rodrigo Antunes
dc.contributor.authorBarcelos, Marina Panerai
dc.date.accessioned2025-01-22T15:14:19Z
dc.date.available2025-01-22T15:14:19Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractA presente pesquisa explora o impacto da imagem de moda como linguagem na expressão do gênero não binário. Considerando-se que a identidade de gênero é construída através da performance, a moda tem um forte impacto na percepção dos gêneros e é uma ferramenta importante na Cultura Visual, conforme evidenciado por meio da revisão da literatura (Hall, 1997; Calanca, 2018), é necessário levar em consideração que o gênero é uma construção cultural (Butler, 2023; Oyewuni, 2021). No entanto, a imposição de uma moda binária, vinculada às revistas de moda, pode ser vista como uma ferramenta de manutenção de uma norma de gênero. A determinação dos resultados foi alcançada por meio de (1) pesquisa sobre moda e gênero; (2) análise de imagens de moda, produzida pela Vogue Portugal, baseada nos conhecimentos de Rose; e (3) comparação das análises. Os resultados permitiram identificar pontos de interferência na percepção do gênero, contribuindo para uma compreensão mais detalhada da não-binariedade.pt_PT
dc.description.abstractThe present research explores the impact of fashion image as a language on the expression of non-binary gender. Considering that gender identity is constructed through performance, fashion has a strong impact on the perception of genders and is an important tool in Visual Culture, as evidenced through the literature review (Hall, 1997; Calanca, 2018), it is necessary to take into account that gender is a cultural construction (Butler, 2023; Oyewuni, 2021). However, the imposition of a binary fashion, linked to fashion magazines, can be seen as a tool for maintaining a gender norm. The determination of the results was achieved through (1) research on fashion and gender; (2) analysis of fashion images produced by Vogue Portugal based on Rose's knowledge and (3) the comparison of the analyses, the results allowed to identify points of interference in the perception of gender, contributing to a more detailed understanding of non-binarity.pt_PT
dc.identifier.tid203773462pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53953
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCultura visualpt_PT
dc.subjectImagem de Modapt_PT
dc.subjectNão-binariedadept_PT
dc.subjectPerformance de gêneropt_PT
dc.titleEm que medida a moda é um fator representativo ou excludente para a não-binariedade como identidade de gênero: uma análise dos editoriais de moda propostos pela Vogue Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Cultura Visualpt_PT

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