Publication
A comunicação no processo de ensino-aprendizagem entre crianças e entre intervenientes educativos
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.advisor | Loff, Philippe Bernard, 1955- | |
dc.contributor.author | Carvalho, Patrícia Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2016-04-12T09:32:33Z | |
dc.date.available | 2016-04-12T09:32:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A criança deve ter um papel ativo na sua aprendizagem, como tal é imprescindível que desde cedo sejam proporcionadas oportunidades para escutar e perceber o que as mesmas nos têm para dizer. Só assim é possível criar ambientes educativos promotores de novas aprendizagens, em que o interesse e o bem-estar das crianças são evidentes. O presente relatório pretende descrever e aprofundar a reflexão sobre a ação educativa experienciada num contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo de Ensino Básico. Apesar de ciclos de ensino diferentes, numa relação onde a comunicação ocupou um lugar muito especial, nestas duas experiências foi adotada a metodologia de trabalho de projeto. Sustentada na pedagogia de participação, a nossa prática procurou promover uma aprendizagem ativa, centrada na criança, e favorecer o desenvolvimento das diferentes áreas do saber numa perspetiva integrada, conforme os contextos. Foi nosso propósito contribuir para o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Para tal, a nossa ação educativa foi orientada segundo uma metodologia de investigação-ação, em que a procura de resposta para questões relacionadas com a prática profissional e a (re)construção de saberes foi constante. Considerando a criança competente, neste trabalho é ainda apresentado um exercício de investigação, realizado através de uma abordagem qualitativa (Grounded theory), que procura compreender as perspetivas das crianças relativamente às suas experiências vivenciadas no contexto do Jardim-de-Infância/Escola, tal como a sua perceção relativamente à importância e às razões para a sua frequência. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201335271 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13105 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | A comunicação no processo de ensino-aprendizagem entre crianças e entre intervenientes educativos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |