Repository logo
 
Publication

A comunicação no processo de ensino-aprendizagem entre crianças e entre intervenientes educativos

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.advisorLoff, Philippe Bernard, 1955-
dc.contributor.authorCarvalho, Patrícia Gonçalves
dc.date.accessioned2016-04-12T09:32:33Z
dc.date.available2016-04-12T09:32:33Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA criança deve ter um papel ativo na sua aprendizagem, como tal é imprescindível que desde cedo sejam proporcionadas oportunidades para escutar e perceber o que as mesmas nos têm para dizer. Só assim é possível criar ambientes educativos promotores de novas aprendizagens, em que o interesse e o bem-estar das crianças são evidentes. O presente relatório pretende descrever e aprofundar a reflexão sobre a ação educativa experienciada num contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo de Ensino Básico. Apesar de ciclos de ensino diferentes, numa relação onde a comunicação ocupou um lugar muito especial, nestas duas experiências foi adotada a metodologia de trabalho de projeto. Sustentada na pedagogia de participação, a nossa prática procurou promover uma aprendizagem ativa, centrada na criança, e favorecer o desenvolvimento das diferentes áreas do saber numa perspetiva integrada, conforme os contextos. Foi nosso propósito contribuir para o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Para tal, a nossa ação educativa foi orientada segundo uma metodologia de investigação-ação, em que a procura de resposta para questões relacionadas com a prática profissional e a (re)construção de saberes foi constante. Considerando a criança competente, neste trabalho é ainda apresentado um exercício de investigação, realizado através de uma abordagem qualitativa (Grounded theory), que procura compreender as perspetivas das crianças relativamente às suas experiências vivenciadas no contexto do Jardim-de-Infância/Escola, tal como a sua perceção relativamente à importância e às razões para a sua frequência.pt_PT
dc.identifier.tid201335271
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13105
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleA comunicação no processo de ensino-aprendizagem entre crianças e entre intervenientes educativospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PATRICIA_CARVALHO.pdf
Size:
7.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: