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Authors
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Abstract(s)
Nesta comunicação pretendemos apresentar e discutir resultados, ainda que provisórios, do
trabalho de investigação realizado no âmbito do pós-doutorarnento em curso "Ensino
Superior e Aprendizagem ao Longo da Vida: Reconhecimento de Adquiridos e Mudança
Educativa". Centrando-nos na problemática do reconhecimento da experiência dos adultos
no ensino superior, procuramos desenvolver uma reflexão crítica sobre as tendências de
organização dos processos de reconhecimento e validação da experiência dos adultos.
Desenvolvemos, numa primeira etapa de trabalho empírico, um estudo exploratório
baseado num questionário lançado às universidades públicas portuguesas e, posteriormente,
realizámos uma análise documental cujo corpus foi constituído por documentos de
carácter político-legislativo - nomeadamente o decreto-lei que estipula as condições especiais
de acesso e ingresso no ensino superior e os regulamentos elaborados por um conjunto
de universidades públicas portuguesas.
Considerando que se trata de um fenómeno complexo, procuramos articular diferentes
níveis de análise e diferentes perspectivas, como tentativa de aproximação e de compreensão
da complexidade. Procuramos assim contribuir para uma compreensão mais aprofundada
dos processos de reconhecimento e validação da experiência no terreno empírico do
ensino superior português, baseando-nos teoricamente nos quadros teóricos e nas abordagens
actuais da educação e formação de adultos.
Description
Keywords
Reconhecimento e validação de adquiridos Experiência Formação de adultos
Citation
Publisher
Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de lisboa