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Tendências socioculturais e a arte: o Instagram como espaço de exposição de mulheres-artistas

dc.contributor.advisorLobo, Theresa Beco
dc.contributor.advisorCantú, William Afonso
dc.contributor.authorDias, Inês Jorge Rodrigues
dc.date.accessioned2024-02-06T11:05:29Z
dc.date.available2024-02-06T11:05:29Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractNo mundo da arte, ao longo da história, têm sido verificadas limitações impostas à mulher enquanto profissional criativa do meio, sendo a mesma vista como um objeto de contemplação masculina. No espaço museológico, a presença do nu feminino é predominante, ao contrário das referências de obras de mulheres-artistas. Contudo, a possibilidade de reivindicação das desigualdades entre sexos na arte mudou com a afirmação das redes sociais digitais na sociedade, surgindo cada vez mais páginas de promoção do trabalho de mulheres-artistas e de consciencialização para as questões patriarcais. Para estudar a mudança recorremos aos Estudos de Tendência, de modo a identificar mutações no consciente coletivo. A partir da questão de investigação “Quais são as tendências socioculturais emergentes que podem ser identificadas no setor cultural?”, este trabalho recorre a três métodos de pesquisa, desk research, coolhunting e análise PEST. Após a análise dos dados recolhidos na metodologia, concluímos que as tendências socioculturais identificadas refletem a crescente procura de espaços de reconhecimento do trabalho de mulheres-artistas, como o Instagram.pt_PT
dc.description.abstractThroughout history, women in the art world have faced limitations and have often been portrayed as objects of contemplation for men. The representation of the female nude in museums has overshadowed works by women artists. However, the chance to vindicate inequalities in the art world has changed with the rise of digital social networks in society, with an increasing number of pages promoting the work of women artists and raising awareness around patriarchal issues. To study change, we resort to Trend Studies to identify shifts in the collective consciousness. Based on the research question "What are the emerging Sociocultural that can be identified in the cultural sector?", this dissertation uses three research methods - desk research, coolhunting and PEST analysis, and explores emerging socialcultural trends in the cultural sector. The analysis revealed a growing demand for spaces that showcase the work of women artists, with platforms like Instagram becoming significant outlets. These findings indicate a positive transformation in the art world, with increased recognition and appreciation for women artists facilitated by social media.pt_PT
dc.identifier.tid203517857pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49627
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectMulheres artistaspt_PT
dc.subjectMuseuspt_PT
dc.subjectFeminismopt_PT
dc.subjectTendênciaspt_PT
dc.titleTendências socioculturais e a arte: o Instagram como espaço de exposição de mulheres-artistaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameComunicação Audiovisual e Multimédiapt_PT

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