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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No mercado altamente competitivo dos dias de hoje e no clima económico incerto em que
se vive, a qualidade tornou-se, em qualquer área de negócio, um fator de sucesso. O fator
de decisão para o cliente depende frequentemente da qualidade do produto ou serviço de
uma empresa. Assim, uma das formas das empresas demonstrarem aos clientes a sua
capacidade para fornecer produtos e serviços de qualidade é disporem de um sistema de
gestão da qualidade.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), organizações de economia
social, especializadas na ação social, refletem um papel muito importante para o Estado,
bem como para a sociedade civil.
O Instituto da Segurança Social (ISS, I.P.) criou Modelos de Avaliação da Qualidade das
Respostas Sociais, e propõe às IPSS a implementação de um Sistema de Gestão de
Qualidade promovendo um levantamento exaustivo das atividades realizadas, um registo
cronológico das mesmas e o processamento da informação recolhida de modo a que se
possam identificar as não conformidades e avaliar a qualidade das instituições.
O trabalho desenvolvido no presente projeto consistiu no desenvolvimento de uma
contribuição através da criação de processos chave, instruções de trabalho e impressos para
a implementação de um sistema de gestão da qualidade na Associação Amparo Familiar de
Mira de Aire na resposta social Centro de Dia.
Description
Keywords
Qualidade Sistema de gestão da qualidade Instituições particulares de solidariedade social Modelo de avaliação da qualidade ISS Centro de dia