Publication
Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956- | |
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.author | Oliveira, Kamila de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T11:54:45Z | |
dc.date.available | 2024-01-26T11:54:45Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento encontra-se estruturado em três componentes principais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução, é esclarecida a importância da disciplina de Matemática sobre o desenvolvimento de competências fundamentais para o aluno, tanto para o seu dia-a-dia, como para toda a sua vida, em diversas circunstâncias. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado numa turma do 6ºano, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo o contexto exterior à sala de aula, promove a aprendizagem de conceitos de geometria e medida? Deste modo, foram criadas e implementadas um conjunto de sessões que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através de objetos do dia-a-dia. A recolha de dados foi realizada através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e do guião de exploração dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam uma pequena evolução na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos. Deste modo, existem algumas evidências de que a aplicação da Geometria e Medida em objetos do dia-a-dia contribuiu para alguma progressão na aquisição dos conceitos teóricos. Por fim, na Componente Reflexiva, apresento uma ponderação sobre os resultados obtidos na Componente Investigativa e apoio o meu estudo com trabalhos e ideias de autores importantes na área da Matemática no 1º e 2º ciclo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203483480 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/49396 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Perímetro | pt_PT |
dc.subject | Área | pt_PT |
dc.subject | Volume | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem no Exterior | pt_PT |
dc.title | Geometria e medida fora da sala de aula: uma experiência com uma turma do 6º ano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |