Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento encontra-se estruturado em três componentes principais: a Introdução, a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva.
Na Introdução, é esclarecida a importância da disciplina de Matemática sobre o desenvolvimento de competências fundamentais para o aluno, tanto para o seu dia-a-dia, como para toda a sua vida, em diversas circunstâncias.
Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado numa turma do 6ºano, desenvolvido em torno da questão-problema: de que modo o contexto exterior à sala de aula, promove a aprendizagem de conceitos de geometria e medida? Deste modo, foram criadas e implementadas um conjunto de sessões que objetivam desenvolver a compreensão de conceitos de Geometria e Medida através de objetos do dia-a-dia. A recolha de dados foi realizada através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e do guião de exploração dos alunos. Os resultados obtidos evidenciam uma pequena evolução na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos. Deste modo, existem algumas evidências de que a aplicação da Geometria e Medida em objetos do dia-a-dia contribuiu para alguma progressão na aquisição dos conceitos teóricos.
Por fim, na Componente Reflexiva, apresento uma ponderação sobre os resultados obtidos na Componente Investigativa e apoio o meu estudo com trabalhos e ideias de autores importantes na área da Matemática no 1º e 2º ciclo.
Description
Keywords
Perímetro Área Volume Aprendizagem no Exterior