Repository logo
 
Publication

Os Contributos do Trabalho de Grupo nas Aprendizagens das Crianças

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorSoares, Dhayane Barbosa
dc.date.accessioned2022-08-25T10:48:25Z
dc.date.available2022-08-25T10:48:25Z
dc.date.issued2022-07
dc.description.abstractO presente estudo, foi desenvolvido em contexto de estágio, em 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente numa turma de 3.º ano do Ensino Básico e refletiu um percurso de investigação que explora estratégias de aprendizagens em grupo. Trata-se de perceber de que forma a metodologia do trabalho de grupo contribuiu para as aprendizagens dos alunos. Esta experiência foi centrada no aluno que tem um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem. Os principais objetivos desta investigação foram: analisar práticas do trabalho de grupo em sala de aula; compreender como os alunos interagiam entre si; perceber de que forma o trabalho de grupo contribuiu para a aquisição de aprendizagens; fazer um balanço das potencialidades e desvantagens desta metodologia. Este estudo, do ponto de vista metodológico, insere-se numa abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através de questionários; observação e análise de documentos iniciais aos alunos e à professora titular e à observação dos trabalhos desenvolvidos em grupo. Em termos gerais os dados obtidos revelaram que o trabalho de grupo contribuiu de forma positiva para as aprendizagens dos alunos permitindo desenvolver a cooperação e interação entre os alunos. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a metodologia do trabalho de grupo e no papel da aprendizagem cooperativa entre os alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe present study was developed on a Primary Education internship environment, specifically on a 3rd grade class, and it reflects the journey of investigating the strategies of group learning. It aims to explain in what way the method of group leaning impacts the education of students. This experience is centered in the student, who plays a vital role in the teaching learning process. The main goals of this investigation were: analyze group practices in a real class room atmosphere; understand how students interact between themselves; realize in what way working as a group contributes to the gaining of new skills and learning; balance out the advantages and disadvantages of this practice. This study, from a methodologic point of view, it’s a qualitative approach. The data was collected through quizzes, observation and analysis of students, teacher, and the development of group projects. As an overall view, the collected data showed that group learning contributes positively to students’ education, allowing cooperation and interaction between them. This study allows us to reflect about the methodology of group learning and about its role on the students’ education.pt_PT
dc.identifier.tid203068270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41654
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem em grupopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectTrabalho de grupopt_PT
dc.subjectGroup Learningpt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectTeam workpt_PT
dc.titleOs Contributos do Trabalho de Grupo nas Aprendizagens das Criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dhayane Barbosa Soares TESE.pdf
Size:
757.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: