Loading...
Research Project
Centre for Research and Studies in Sociology
Funder
Authors
Publications
Histórias de (uma) vida: desafios e dilemas éticos na investigação com idosos
Publication . Pegado, Elsa; Zózimo, Joana; Lopes, Noémia
Partindo da experiência de investigação num estudo sociológico sobre a psicofarmacologização da velhice, cuja metodologia incluiu a realização de histórias de vida, o presente artigo visa discutir alguns dilemas éticos e correspondentes desafios metodológicos inerentes a esta técnica e, em particular, as especificidades da sua aplicação junto da população idosa. O estudo, desenvolvido no concelho de Almada, contemplou a realização de 30 entrevistas de histórias de vida a idosos a viver sós, com idades compreendidas entre os 67 e os 90 anos, com autonomia física e cognitiva, inseridos em três diferentes contextos (Domicílio, Centros de Dia e Lares).
A gestão da performance nas culturas juvenis = Performance management in youth cultures
Publication . Pegado, Elsa
Este artigo procura contribuir para uma reflexão sobre o lugar que a gestão da performance ocupa nas culturas juvenis, focando em particular as percepções dos jovens sobre os consumos de performance, entendidos como o consumo de medicamentos e/ou produtos terapêuticos com finalidades de gestão do desempenho neuro/cognitivo e/ou físico/corporal. A análise tem como base material empírico resultante da componente extensiva de um projecto de pesquisa sobre consumos de performance na população jovem (18-29 anos) em Portugal, designadamente um inquérito por questionário a uma amostra (n =1483) que abrangeu estudantes do ensino superior e trabalhadores sem formação superior. Os resultados revelam uma relativa permeabilidade nas culturas juvenis à ideia de gestão da performance, embora essa permeabilidade não seja homogénea e assuma modulações, quer em função de diferentes critérios de legitimação dos consumos, quer em termos da diversidade social e dos contextos culturais em que os jovens se situam.
Visita à Setúbal Negra (séc. XV-XVIII): Desocultar a história local através da educação não-formal
Publication . Alcântara, Ana; Roldão, Cristina; Cruz, Carlos
O presente artigo dá conta de um roteiro sobre a presença negra em Setúbal, nos séculos XV a XVIII, concebidoenquanto “aula-passeio”, espaço de educação não formal sobre o colonialismo português. Pretende-sesuscitar o rompimento com a narrativa lusotropicalista,entender a escravatura como um sistema complexo e parte de conflitos geopolíticos globaise conduziros participantes na“descoberta” de como os outrosestão, afinal, em nós.
Evaluating the Portuguese National Reading Plan: teachers’ perceptions on the impact in schools
Publication . Costa, António Firmino da; Pegado, Elsa; Ávila, Patrícia; Coelho, Ana Rita
"This article focuses on teachers’ perceptions of the implementation and impact
in Portuguese schools of a wide-ranging and long-term reading promotion programme. The
Portuguese National Reading Plan (PNRP) was a public policy initiative whose purpose
was to increase literacy levels and reading habits among the population. The Plan identified
schools as its priority and launched a series of nationwide projects to target schools. The
evaluation of this programme, based on mixed methods, focused on teachers’ perceptions as
the central issue because teachers were key actors in the PNRP and their involvement was
crucial to the achievement of the programme’s goals.Teachers considered that the PNRPhad a
relevant impact on school activities and students’ attitudes but were more cautious concerning
students’ reading skills. The results that are presented in this article can contribute to a wider
discussion regarding the involvement of teachers in national educational policies in which
they are key agents."
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UID/SOC/03126/2013