Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- O contributo da conservação e restauro para o conhecimento da história de um objecto: o caso de um biombo com características orientais em madeira policromadaPublication . de Morais, Ana Cristina Seco de; Cruz, António João; Rego, CarlaNo âmbito da intervenção de conservação e restauro, foi feito o estudo material de um biombo, com recurso a métodos de exame e análise, que pretendeu esclarecer o seu estado de conservação, as alterações a que foi sujeito e a sua origem e data de execução. Constatou-se a existência de extensas e profundas modificações estéticas e iconográficas e o uso de técnicas e materiais que apontam para uma origem oriental, particularmente chinesa, em combinação com técnicas e materiais que não eram comuns no Oriente, mas sim no Ocidente. A mistura de azul da Prússia e auripigmento usada nas zonas de cor verde permitiu concluir que, se for oriental, é pouco provável que o biombo tenha sido pintado antes do século XIX.
- Identification of vivianite, an unusual blue pigment, in a sixteenth century painting and its implicationsPublication . Cruz, António João; Eires, Erica; Dias, Luís; Desterro, Maria; Rego, CarlaVivianite, a blue pigment employed in the past practically only in Northern and Central Europe, but with very limited use, was identified in an early sixteenth century painting, stylistically with Flemish features, from a church in Portugal. The identification of this iron phosphate mineral was made by SEM-EDS based on the atomic ratio between phosphorus and iron in layers of blue paint (area analysis) and in particles of these same layers (spot analysis). This painting, about which there is no document to prove its authorship, becomes the first case, known in detail, of a sixteenth century painting containing vivianite. Moreover, this find and the presence of a chalk ground, also identified, strongly support the hypothesis of being a Flemish painting.
- O teatro da ética e da memória: Problemas de intervenção no "Tríptico da Vida de Cristo", da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin MetsysPublication . Eires, Érica; Cruz, António João; Rego, CarlaO "Tríptico da Vida de Cristo", da Igreja de São João Baptista, em Tomar, data do início do século XVI e é atribuído ao entorno de Quentin Metsys. Quando foi iniciada a intervenção de conservação e restauro actualmente em curso, apresentava extensas reintegrações, em parte significativamente alteradas, que colocavam diversas questões éticas. Que fazer com essas reintegrações era o problema principal, para o qual não era evidente a solução a adoptar. Deviam ser assumidas como parte da história do tríptico e ser mantidas, não obstante a alteração? Ou deviam ser removidas? Todas ou apenas algumas? Enfim, como respeitar a autenticidade, a memória e a ética profissional? Eis o que se pretende discutir neste artigo.
- Para a história do restauro de pintura em Portugal: as antigas intervenções no retrato de José António de Oliveira Machado, da Biblioteca Nacional de PortugalPublication . Cruz, António João; Rego, CarlaUma pintura sobre tela, de finais do século XVIII, aparentemente em bom estado de conservação, mostrou que afinal já sofreu danos muito significativos, possivelmente devido às más condições de acondicionamento em que esteve. Na primeira metade do século XIX encontrava-se num depósito em Lisboa, para onde foram recolhidas as obras retiradas dos conventos, então extintos em Portugal. A pintura foi depois sujeita a numerosas intervenções de restauro, das quais as mais extensas foram tecnicamente bem executadas, provavelmente em finais do século XIX ou princípios do século XX, ainda que seguindo princípios diferentes dos actuais. Com base no estudo efectuado, recorrendo a diversos métodos de exame e análise, são descritas as intervenções detectadas, especialmente as operações de tratamento dos rasgões e de lacunas, algumas das quais executadas de forma pouco comum, assim como são identificados os materiais usados nessas intervenções.
- A dessacralização de um biombo com características orientais em madeira policromada revelada através do estudo laboratorial e as suas implicações na intervenção de conservação e restauroPublication . Morais, Ana Cristina Seco de; Cruz, António João; Rego, CarlaDurante uma intervenção de conservação e restauro, foi verificado que um biombo em madeira policromada, com características orientais, apresentava extensos repintes. Conforme apurado através de imagens de infravermelho, esses repintes tinham o objetivo de ocultar a origem ocidental das figuras e os símbolos cristãos nas pinturas de 12 cartelas. Originalmente, as representações eram de atos da vida de São Domingos de Gusmão, e os repintes visaram a dessacralização do objeto, provavelmente durante o período em que o cristianismo foi proibido na China (de 1724 até à década de 1840). Esta dessacralização corresponde a um tipo particular de iconoclastia não intencional, que não pretendia atacar o que as imagens representavam, mas preservar a comunidade a que pertencia o biombo, a qual manteve suas crenças religiosas, e o próprio objeto. A ponderação dos diversos aspectos relevantes levou à decisão de não remover esses repintes, não obstante sua natureza grosseira, devido ao seu valor histórico e documental.
- Scientific study of an 18th century portuguese painting on canvas and their old restoration: PROBLEMS of date and authenticity of the current imagePublication . Cruz, António João; Rego, CarlaA Portuguese painting of the 18th century, from the collection of the National Library of Portugal, restored in 1864, was studied with the aim of better understanding the practice of restoration in Portugal in the late 19th and early 20th centuries. Initial observations suggested that it had been subjected to significant changes, due to the existence of an extensive decorative bar at the bottom of the painting and an inscription with calligraphy that seemed to suggest being of the 19th century. However, the scientific study carried out with the use of a set of analytical techniques leads to the conclusion that, essentially, the current image is consistent with the original image, although a thick layer of varnish and several localized repaints were observed. However, the inscription does not seem to be original.
- Ser ou não ser Metsys: o desenho subjacente do Tríptico da Vida de Cristo, de Tomar, e a sua atribuição autoralPublication . Cruz, António João; Desterro, Maria; Eires, Erica; Costa, Sónia; Rego, CarlaA caracterização do desenho subjacente das cinco pinturas do Tríptico da Vida de Cristo, da igreja de São João Baptista, em Tomar, é feita com base nas reflectografias de infravermelho, integrais e de elevada resolução, obtidas. Considerando as hipóteses de atribuição de autoria formuladas até à data, é efetuada a comparação do relativamente extenso desenho observado com o que, de acordo com a literatura, é característico das obras de Quentin Metsys, sua oficina ou seu discípulo Eduardo, o Português. Dos três tipos de desenho detectado, eventualmente correspondente a três mãos, o principal não encontra paralelo nas obras tomadas como referência, por ser significativamente mais visível, mais rigoroso e mais detalhado. Porém, os outros dois tipos de desenho, usados de forma mais localizada, têm algumas semelhanças com o observado em obras de Metsys. Estes resultados são discutidos no contexto das práticas oficinais da época e do problema de autoria colocado pelo Tríptico.