Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Try to be a nurse. It’s Cool! - manual de apoioPublication . Cerqueira, Carla; Reisinho, Maria Da Conceição; Carvalho Pinto, Cristina; Oliveira, Manuel Fernando; Lima, Ligia; Cruz, Márcia; Barbieri-Figueiredo, MC; Nilza Caldevilla, Maria; Marques, Paulo; Parente, Paulo; Cruz, SandraA área da saúde cativou desde sempre os jovens, pelos desafios que comporta, pela proximidade e relação com os outros, saudáveis ou doentes; e a enfermagem em particular tem-se constituído como uma opção de grande significado, valendo por isso conhecer por dentro a sua riqueza de conteúdos, o seu dinamismo, a diversidade de abordagens. Uma semana entre nós, no ambiente onde tudo começa a acontecer, proporcionar-te-á uma ideia mais concreta sobre o que é ser enfermeiro na actualidade, sem esquecer o caminho que outros percorreram, mas dando-te a possibilidade de experimentar nos contextos de prática laboratorial, práticas em domínios que vão das crianças aos adultos, recorrendo a simuladores, manequins e dispositivos utilizados no dia-a-dia destes profissionais. A evolução e as mudanças que já se fazem sentir na sociedade, abrem novas perspectivas e caminhos nesta área do saber, que estamos dispostos a ajudar-te a descobrir.
- Production of nursing thesis and dissertations in portugal, 2000-2010: a bibliometric studyPublication . Baggio, Maria Aparecida; Rodrigues, Manuel Alves; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Barbieri-Figueiredo, MC; Vieira, Margarida Maria da SilvaO estudo identifica as pesquisas da enfermagem portuguesa, produzidas no período de 2000 a 2010, divulgadas por meio de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, analisadas pelas seguintes variáveis: instituição formadora, distribuição dos estudos por instituição, orientador e co-orientador do estudo com respectiva titulação, produtividade dos orientadores, palavras-chave/descritores, temas estudados, referencial teórico, referencial metodológico, sujeitos, coleta e análise dos dados. O estudo é do tipo exploratório, descritivo, bibliométrico, realizado a partir do levantamento das dissertações da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto e das teses de doutorado dessas instituições e da Universidade de Lisboa, totalizando 41 teses e 273 dissertações. Nos resultados, são discriminados aspectos teóricos, metodológicos e bibliométricos da produção científica stricto sensu da enfermagem portuguesa. Conclui-se que os enfermeiros pesquisadores, ao terem conhecimento das especificidades dos estudos, podem aperfeiçoá-las para a qualidade e excelência da formação de mestres e doutores.
- Tornar-se pai e mãe: um papel socialmente construídoPublication . Martins, Cristina; Abreu, Wilson; Barbieri-Figueiredo, MCEnquadramento: Criar uma criança é um desafio de grande responsabilidade pela complexidade de competências e saberes necessários, e exige profundas alterações nos papéis sociais do casal, acompanhadas de necessidades de redefinição/ reorganização dos projetos de vida, com padrões de prestação de cuidados que podem influenciar a futura interação pais-criança. Objetivo: Compreender como se desenvolve a transição para o exercício da parentalidade durante os primeiros seis meses de vida da criança. Metodologia: Grounded Theory com a participação de cinco casais. Recolha de dados a partir de entrevistas semiestruturadas. Resultados: Descrevem a categoria encarnando a personagem pai ou mãe, constituída pelas subcategorias: assumindo cuidados no masculino ou feminino, descrevendo-se como pai, descrevendo-se como mãe, vendo a esposa como mãe e vendo o marido como pai. Conclusão: Os pais são levados a uma polarização de papéis de género que define e constrói o significado de ser um bom pai/ boa mãe, marido/esposa e homem/mulher. A compreensão destas experiências parentais é fundamental para os enfermeiros poderem apoiar os pais nesta transição.
- Doutorado em enfermagem em regime de cotutela internacional: Uma possibilidade a ser experimentadaPublication . Fassarella, Cintia Silva; Silva, Lolita Dopico; Barbieri-Figueiredo, MCO presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão atualizada acerca da oportunidade de realização do doutorado em regime de cotutela internacional e descrever os pontos fundamentais do processo de planejamento e desenvolvimento desta cooperação. A descrição da experiência ocorreu de setembro/2012 a julho/2013 pela doutoranda e orientadores envolvidos na execução desta modalidade ímpar de formação acadêmica entre a Universidade do Porto, Portugal, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. É de extrema relevância a cooperação internacional entre as partes. Para tanto, deve ser organizada e planejada a promover o desenvolvimento individual e profissional do estudante, além de favorecer a cooperação internacional do programa de pós-graduação brasileiro e português. Esta modalidade de intercâmbio educacional internacional na enfermagem trará uma experiência pessoal e profissional de extremo valor para a doutoranda, além de favorecer a relação entre os programas de pós-graduação stricto sensu envolvidos.
- Tornar-se Pai ou Mãe: O desenvolvimento do processo parentalPublication . Martins, Cristina; Abreu, Wilson; Barbieri-Figueiredo, MCDe entre as transições que o sistema familiar enfrenta, a transição para a parentalidade é considerada como uma das mais dramáticas e intensas. Acresce complexificação ao sistema familiar e requer reorganização de identidades e papéis. Este estudo procurou compreender como se desenvolve a transição para o exercício da parentalidade durante o primeiro ano de vida da criança, através do recurso à Grounded Theory e entrevistas semiestruturadas (total de 75), complementadas com observação, em cinco momentos de colheita de dados. A teoria explicativa emergente evidencia o tornar-se pai ou mãe como complexo processo de transformação identitária que ocorre em contínua interação com múltiplos sistemas interrelacionados e sobreleva a temporalidade da condição parental. A metodologia adotada no estudo possibilitou a compreensão da natureza psicossocial do fenómeno parentalidade, produzindo conhecimento que se constitui como ponto de reflexão e sensibilização para a mudança e inovação dos contextos de prática de enfermagem com famílias.
- A vivência de transições na parentalidade face ao evento hospitalização da criançaPublication . Magalhães, Sandra; Barbieri-Figueiredo, MC; Sousa, Paula Cristina
- Estilos de vida dos estudantes no ensino superior – consumo de tabaco.Publication . Cruz, Márcia; Barbieri-Figueiredo, MC; Carvalho, António Luís