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  • Debriefing na equipa multidisciplinar em situação de urgência
    Publication . Correia Rocha, André; Sales, Leila
    O presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio com Relatório do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa, surge no seguimento da conclusão do mestrado e especialidade, de forma a analisar todo o meu percurso enquanto estudante na aquisição e no desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. O meu percurso iniciou-se nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, realizadas na escola, tendo estas sido a base para o cumprimento dos três ensinos clínicos realizados de dezembro a julho do presente ano, tendo os mesmos decorrido da forma cronológica em que são apresentados: Viatura Médica de Emergência e Reanimação, Serviço de Urgência Geral Polivalente e Unidade de Cuidados Intensivos. Utilizei como base teórica o Modelo de Qualidade-Cuidado de Joanne Duffy, tendo prestado cuidados como foco na segurança e na constante promoção e melhoria dos cuidados de Enfermagem. Considerando que os cuidados de Enfermagem vão muito além daquilo que é a prática concreta, torna-se necessário prestar mais atenção a muitos fatores e competências não técnicas, sendo estes pontos-chave na prestação de cuidados seguros e de qualidade. Com base no descrito anteriormente, desenvolvi para cada contexto de ensino clínico um plano de projeto sobre a realização de debriefing na equipa multidisciplinar em situação de urgência. Através da aplicação de debriefing estruturado, constatei que este representa desenvolvimento pessoal e profissional para as equipas de saúde, sendo deste modo um fator indispensável para a segurança, promoção e melhoria contínua dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica e sua família.