Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- 4.0 Leadership Skills in Hospitality SectorPublication . Santos, Vasco; Pinto Dos Reis, Isabel; Sampaio, Marta CorreiaThis paper intends to analyses leadership skills in the hospitality sector in the era of 4.0 industry. The purpose is to explore the role of multi‐level forms of leadership and the profiles identified by the hospitality professionals. This is a quantitative study based on an online survey applied to two hotels, and the following research question have guided the present study: What are the 4.0 Leadership Skills in the hospitality sector? To answer the research question, the main technique to collect data was a questionnaire allowing to investigate the main issues related to 4.0 leadership skills. The results of the research are the identification of the leadership skills profiles, being this research significant for managers and leaders when developing organizational interactions from a multi‐level efficacy perspective. The conceptual contribution of the paper is a fresh macro‐analytical perspective concerning 4.0 leadership skills in the hospitality sector.
- Recruitment and Selection as a Tool for Strategic Management of Organizations – El Corte Ingles Case StudyPublication . Martinho, Filipa; Pinto Dos Reis, Isabel; Sampaio, Marta CorreiaThe main purpose of this study is to acknowledge how can recruitment process & selection be used as a strategic partner in the management of current organizations. Having as a reference an international prestigious organization recognized, El Corte Ingles, this case study will go from an analysis of the state of the art of this topic, trying to understand how to find different and innovative ways to use, whether recruitment or selection techniques, to leverage the management of intangible assets and get competitive advantage towards the various players in the market, moving on for a qualitative analysis of the case in study and the ways in which this organization uses the process of recruitment and selection, continuously, as an essential tool to achieve the organizational goals.
- À procura das competências da InovaçãoPublication . Sampaio, Marta Correia; Pinto Dos Reis, IsabelNos últimos anos temos assistido a constantes mudanças: a globalização da economia com consequente emergência de novos mercados, novas preferências e necessidades dos consumidores. Estas mudanças também atingiram as organizações que passaram a viver em clima de instabilidade, tornando-se assim necessária a diferenciação como forma de criar valor para si mesmas, os seus empregados e os consumidores. A inovação emerge como uma das ferramentas principais para atingir estes objetivos. Por outro lado a evolução do paradigma económico levou à evolução do paradigma organizacional e do trabalho. Se até há alguns anos o trabalho se centrava na função, agora está focado nas competências. Neste contexto foram formuladas as seguintes questões de investigação: “Será que as empresas Portuguesas inovadoras, da área dos serviços, procuram competências específicas?” e, se for o caso, “Podemos identificar essas competências?”. Os colaboradores de uma organização são os principais veículos de inovação: eles investigam, aprendem, ensinam e partilham conhecimento. É a sua capacidade de encontrar soluções e ser competitivos que mantêm e desenvolve os genes inovadores de uma organização. De acordo com Starzynski e Gibson (2008), “sangue novo é essencial para uma nova mentalidade”, e é a chegada desse “sangue novo” que traz, para a organização, a diversidade de ideias necessária aos processos de Inovação. Os novos colaboradores trazem a necessária flexibilidade e competitividade às organizações. Será que os empregadores procuram, logo à partida, competências específicas para atingir os objetivos organizacionais? Para estudar este problema usamos uma metodologia de investigação quantitativa, operacionalizada através da aplicação de um questionário a uma amostra de 30 empresas classificadas como Inovadoras pela COTEC. Para a análise de dados foi usado o software SPSS e estatística descritiva e indutiva, como técnica principal. Este artigo é o resultado de um estudo levado a cabo junto dessas mesmas empresas, analisando diversos tipos de competências, desde cognitivas a relacionais, no sentido de perceber se existe alguma relação entre as mesmas e a Inovação.
- RECRUTAMENTO & SELEÇÃO COMO FERRAMENTA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES – O CASO EL CORTE INGLÉSPublication . Pinto Dos Reis, Isabel; Martinho, Filipa; Sampaio, Marta CorreiaCom a mudança do paradigma económico a que se tem vindo a assistir, ao qual não foi alheia a evolução ecnológica exponencial e o grande boom da globalização por ela permitida, as organizações passaram a deparar-se com problemas inéditos. Entre eles o facto de passarem a ser avaliadas tanto por fatores tangíveis como por aqueles que o não são como o conhecimento detido pelo seu capital humano, a capacidade de inovar e a rapidez de adaptação e de resposta às mudanças dos mercados onde operam. O eixo da riqueza desloca-se, dos fatores clássicos de produção: terra, trabalho, capital para um fator emergente: o conhecimento, e com ele as pessoas, o tempo e a criação de valor tornaram-se as variáveis centrais para a vida organizacional. A relativa estabilidade que os mercados até aí viviam, com ciclos de vida de produtos longos e competitividade mais ou menos equilibrada, tornou-se obsoleta. As caraterísticas que passaram a definir os mercados foram a desordem, a turbulência e a mudança constante. Em face desta nova paisagem competitiva tornou-se essencial para as organizações adotarem novas formas de lidar com os problemas diários. Naquela a que Drucker chamou a Era do Conhecimento, a procura da vantagem competitiva que permita a uma organização sustentabilidade ao longo do tempo tornou-se uma constante no dia-a-dia organizacional. Os intangíveis, que historicamente têm sido tratados como valores residuais que não têm representatividade, quer no sistema financeiro das empresas quer no impacto da riqueza nacional, tornam-se fatores decisivos através dos quais o valor das empresas é medido. Logo, é de extrema importância para as empresas alavancar os seus recursos humanos. São eles, afinal, os detentores do conhecimento que fazem parte de cada organização e que constituem a sua identidade, aquilo que a diferencia das outras. Neste cenário, o planeamento estratégico começa a ganhar novos contornos, trazendo para o centro das suas preocupações o facto de ser essencial trazer para dentro das empresas as pessoas que comportem as competências e conhecimentos alinhados com as necessidades estratégicas da organização. Com este intuito, a gestão estratégica começa a procurar novas ferramentas que lhes permitam esse empowerment dos seus colaboradores, e a utilizar as políticas de recursos humanos de uma forma diferente, procurando com elas conseguir a criação de valor que alimenta a competitividade necessária à sobrevivência. Importa, então, analisar e refletir sobre casos em que estas ferramentas são utilizadas como um fator de inovação por organizações de referência no campo de políticas de gestão de pessoas. No presente estudo, a partir de uma metodologia qualitativa - analise documental e analise de entrevista através do software NVivo, pretende-se perceber como o Recrutamento & Seleção está a ser utilizado no Corte Inglês enquanto ferramenta da gestão estratégica, ajudando, num ciclo constante, a manter disponíveis as pessoas que lhes permitam dar resposta quer às necessidades estratégicas quer às mais operacionais, mantendo os seus recursos humanos num nível de relativa estabilidade que lhes permita desenvolver um trabalho de valor acrescentado para a empresa e, por sua vez, desta para o mercado.
- 4.0 Leadership Skills in Hospitality SectorPublication . Sousa, Maria José; Santos, Vasco; Sacavém, António; Pinto Dos Reis, Isabel; Sampaio, Marta CorreiaThis paper intends to analyses leadership skills in the hospitality sector in the era of 4.0 industry. The purpose is to explore the role of multi‐level forms of leadership and the profiles identified by the hospitality professionals. This is a quantitative study based on an online survey applied to two hotels, and the following research question have guided the present study: What are the 4.0 Leadership Skills in the hospitality sector? To answer the research question, the main technique to collect data was a questionnaire allowing to investigate the main issues related to 4.0 leadership skills. The results of the research are the identification of the leadership skills profiles, being this research significant for managers and leaders when developing organizational interactions from a multi‐level efficacy perspective. The conceptual contribution of the paper is a fresh macro‐analytical perspective concerning 4.0 leadership skills in the hospitality sector.
- O PAPEL DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONALPublication . Sampaio, Marta Correia; Pinto Dos Reis, Isabel; Martinho, FilipaEm plena Era do Conhecimento, o conhecimento e a capacidade de o criar e utilizar é uma das mais importantes fontes de vantagem competitiva para as organizações, nesse sentido, pareceunos importante compreender o que é o conhecimento, de que forma este se pode gerir e como é que as organizações aprendem, analisando ainda de que forma a gestão do conhecimento pode potenciar a estratégia da organização com vista à criação de vantagem competitiva sustentada.
- GAMIFICATION: UMA FERRAMENTA PARA A CRIATIVIDADE EM CONTEXTO ORGANIZACIONALPublication . Sampaio, Marta Correia; Pinto Dos Reis, IsabelCom este trabalho pretende-se fazer uma reflexão acerca do desafio que a gestão de recursos humanos enfrenta atualmente perante a realidade organizacional de uma constante necessidade de inovação e criatividade. Podendo ser o capital humano das organizações uma das principais fontes de inovação é cada vez mais importante encontrar práticas de recursos humanos que facilitem a criatividade e o surgimento de novas ideias. Através de uma análise à moldura teórica existente, sobre práticas de recursos humanos potenciadoras da criatividade interna nas organizações e a Gamification e o seu impacto quando aplicada em contextos organizacionais verifica-se que, para além da tremenda atualidade do tema, estamos perante uma ferramenta – a Gamification - que poderá ser uma aliada poderosa da gestão de recursos humanos ao nível da motivação individual e do estabelecimento de uma cultura para a criatividade e inovação. Como corolário deste trabalho surge o CLEVER um sistema de gestão de conhecimento criado de acordo com os princípios da Gamification utilizado em contexto organizacional que nos permitiu ilustrar como, na prática, os princípios acerca dos quais refletimos ao longo do trabalho se tocam, na realidade, e como os próprios recursos humanos da empresa se sentem ao utilizarem o jogo em contexto de trabalho e de que forma essa utilização influencia o seu relacionamento com os colegas e com a própria organização. Este trabalho contribuiu para aprofundar o conhecimento acerca das práticas estratégicas de gestão de recursos humanos para a criatividade e inovação e também para um melhor entendimento do que é a Gamification e do papel que esta pode assumir nas empresas enquanto plataforma facilitadora de práticas organizacionais.
- Comunicar a Mudança – Impacto sobre a resistência à mudança nas Organizações: Estudo de CasoPublication . Pinto Dos Reis, Isabel; Sampaio, Marta CorreiaEste trabalho tem como objetivo, dentro do âmbito da Gestão da Mudança, estudar o binómio Comunicação da Mudança/Resistência à Mudança, ou seja aferir, através de um Estudo de Caso, qual o impacto das estratégias comunicacionais utilizadas para comunicar a mudança na resistência à mudança intrínseca aos atores organizacionais.
- The use of Gamification in Knowledge Management Processes: A Systematic Literature ReviewPublication . Sampaio, Marta Correia; Sousa, Maria José; Dionísio, AndreiaPurpose: The purpose of this article is to present a systematic literature review that synthesizes the investigations made into the use of Gamification in Knowledge Management processes in recent years, and a conceptual model for analysis of the Gamification of Knowledge Management Systems. Theories: Since the last decade the Gamification - defined by the application of game design principles in a non-game context - as a management practice has become increasingly challenging for researchers. At the height of the Knowledge Age, in which we live today, knowledge and the organizational capacity to create, disseminate and retain it is one of the most important sources of competitive advantage for organizations. As employees’ knowledge is critical for companies, it is essential to find effective mechanisms to encourage collaborators to share knowledge. In this field, gamification is a dynamic to be considered as an enabler of successful knowledge management systems. Methodology: A systematic review of the literature was carried out, analyzing the scientific articles obtained through electronic databases, manual research and the cross-referencing of bibliographic references to identify and synthesize studies on the use of gamification in Knowledge Management processes in the period from 2015 to 2018. Results: This study demonstrates that the use of gamification in knowledge management processes has a positive impact on employees’ motivation and involvement with these systems, while promoting the creation, transfer and sharing of knowledge in the organization. A conceptual model for the gamification of knowledge management systems is proposed, intended to be a valid contribution to the operationalization of future studies on the link between gamification and knowledge management.
- Privatization Process and Talent Management in AngolaPublication . Lopes da Costa, Renato; Sampaio, Marta Correia; Miguel, IsabelThe problem of the privatization process began in the 1940s, even though it only really began to gain a prominent place in the entrepreneurial path, about 50 years later. The processes of privatization of the world economies, which led to the triggering of a set of cooperative strategies based on the State-owned enterprises privatization, and, of course, all these events, had repercussions also in Angola. Based on an investigation of a pragmatic or inductive nature, based on a non-probabilistic sample, due to the lack of studies and information about the phenomenon of Angola’s privatization during the period from colonial independence to the present. This article aims to develop this subject by presenting, on the one hand, a set of causes that were the basis of the failure in the privatization processes taken place in Angola between 1989 and 2005 and which degenerated into the collapse of its corporate network. And, on the other hand, it presents an idea of the possible impact that these privatization processes failures had, and still have, on Talent Management by Angolan organizations. It also presents a set of suggestions which could be considered in future privatization processes that may occur by building a more consistent business structure in economic and business terms.