Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • PREVISÃO DE ABANDONO DE ALUNOS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
    Publication . Sobreiro, Pedro; Martinho, Domingos
    O abandono é um problema nas instituições de ensino superior que tem vindo a aumentar a sua visibilidade, onde se verifica pouca investigação recorrendo a técnicas de Machine Learning. Neste estudo procuramos desenvolver um modelo para prevermos o abandono dos alunos, utilizando os dados históricos dos alunos de uma instituição de ensino superior. Os dados foram utilizados nos algoritmos de classificação Two class logistic regression, Two class boosted decision, Two class neural network e Two class support vector, onde avaliarmos a sua exatidão através da matriz de confusão e análise do Receiver Operating Characteristic curve. Os resultados obtidos permitiram identificar Two class neural network como o mais adequado para os dados que estamos a tratar. No entanto, verificamos que necessitamos de aumentar a representatividade do abandono na amostra e incorporarmos mais variáveis, como satisfação com a instituição e oportunidades de trabalho.
  • Os fatores que determinam a decisão dos estudantes na escolha de cursos de pós-graduação online
    Publication . Martinho, Domingos; Cordeiro, Dina; Miguel, Isabel
    A investigação sobre os fatores que levam os candidatos a optar por ensino online pode fornecer informação muito relevante para os decisores das IES ajustarem essas ofertas aos interesses e necessidades dos estudantes. Com essa finalidade desenvolveu-se uma investigação que envolveu os estudantes que frequentaram, formação pós graduada numa instituição de ensino superior em regime totalmente online nos últimos quatro anos letivos. Os resultados obtidos permitem concluir que a maioria dos inquiridos prefere o ensino totalmente online e que a sua decisão no momento de optarem por este tipo de cursos, é influenciada, sobretudo, pela flexibilidade na gestão do tempo, não serem necessárias deslocações à escola e pelo interesse no currículo do curso. Constatou-se ainda que aspetos tais como: curiosidade em saber como funciona o ensino online e a possibilidade de trabalhar com professores ou estudantes de outras escolas não são considerados relevantes no momento de decidir sobre a frequência de um curso online.
  • Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online
    Publication . Martinho, Domingos; Jorge, Idalina
    As instituições de ensino superior portuguesas têm necessidade de diversificar a sua oferta formativa de modo a adequá-la aos novos públicos para os quais as formas de ensino e de aprendizagem que incluam ensino online são cada vez mais aliciantes. Apesar desta necessidade, não existem muitos estudos que analisem a forma como os professores encaram a adoção de formas de ensino e de aprendizagem que incluam o ensino online. O estudo realizado através da investigação por questionário em 11 instituições de ensino superior privado português, pretendeu identificar os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online e o impacto dessa adoção no seu desenvolvimento profissional. Os resultados revelam que o aumento do tempo que dedicam às atividades letivas constitui o maior constrangimento referido pelos professores em relação à adoção do ensino online. A análise fatorial exploratória identificou seis dimensões relacionadas com os constrangimentos dos professores: aumento do trabalho letivo; apoio institucional; reconhecimento social do ensino online; disponibilidade pessoal e apoio interpares; interação online; problemas relacionados com direitos de autor. Os professores manifestam pouca receptividade e um preconceito elevado em relação ao ensino online, verificando-se que, na sua maioria, apresentam reticências em relação à sua adoção e ao impacto que a mesma pode ter no seu desenvolvimento profissional. A criação de estratégias motivacionais orientadas para a melhoria das competências tecnológicas e pedagógicas pode ajudar os professores a envolverem-se em formas de ensino e aprendizagem que incluam o ensino online.