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- O que nos torna mais fortes? PROL – Programa de Literacia EmergentePublication . Alexandre, Inês Franco; Lima-Rodrigues, Luzia; Andrade, RuiPROL é um Programa de Literacia Emergente, destinado a bebés a partir dos 6 meses e a crianças até aos 6 anos, que funciona desde 2015 em contexto curricular inclusivo, com sessões semanais, em instituições da área de Lisboa. São objetivos desta comunicação refletir sobre o teor dos resultados preliminares obtidos, partilhar e discutir aspetos relativos à génese, metodologia, instrumentos de observação e estratégias, que criamos para a implementação do PROL. Sublinham-se os benefícios do programa para o desenvolvimento linguístico infantil em sessões de descoberta, criação e recriação das potencialidades da língua e dos encantos da literatura, do livro e da poesia, com o corpo em movimento, com a música e com outras artes.
- Há coisas que não se aprende nos livros: o lado “arte” de formar pessoas para a inclusãoPublication . Lima-Rodrigues, LuziaO presente trabalho pretende compartilhar experiências subjetivas e vivenciais de formação de “pessoas” – não apenas de professores – para a inclusão. O objetivo é demonstrar que, para além das aprendizagens que se desenvolvem por meio de livros, de aulas expositivas, de tutoriais ou outras vias mais ligadas à necessária aquisição de informação, a formação para a inclusão precisa considerar as aprendizagens que se processam por meio da ação, da troca de experiência, da reflexão ativa sobre situações concretas e reais do dia-a-dia e um tipo de apropriação de conceitos que só se dá presencialmente, de maneira vivencial e criticamente analisada e consciencializada pelo próprio formando. No caso das experiências aqui compartilhadas, o foco principal estará nas pedagogias ativas e expressivas e, mais especificamente, no sociodrama. A intenção final é contribuir com ideias não sobre o que deve ser feito, mas como é possível fazer uma formação que seja percecionada pelo formando como “profunda, reveladora e transformadora” de pensamentos e, consequentemente, de ações.