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- Projeto SIENHA – Rede europeia estratégica e inovadora para a educação no envelhecimento saudávelPublication . Martins, Maria Elisabete; Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Rosado, Maria Da Lapa; Guimarães, Isabel; Paquete, Patrícia; Almeida, Patrícia; Lopes, António M F; Carrillo, Elena; Vilaró, Jordi; Tuomi, Sirpa; Jarvinen, Sari; Kozakiewicz, Mariusz; Kedziora-Kornatowska, Kornelia; Hoxha, Adnan; Pekaric, Jasmin; Gruneberg, ChristianIntrodução e Objetivos: Os desafios em saúde relacionados com o envelhecimento da população, que a Europa enfrenta, obrigam a mudança das medidas e políticas sociais e de saúde nos seus estados-membros. O paradigma de Envelhecimento Saudável (ES) exige a inovação dos ambientes educacionais, sociais e de saúde e a preparação dos seus profissionais, nomeadamente os Fisioterapeutas, para a atuação com foco na promoção e da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida. Assim torna-se essencial promover o ES no espaço europeu através do desenvolvimento de competências dos estudantes, profissionais de saúde e de serviço social. Material e Métodos: Com esse objetivo estabeleceu-se um projeto de cooperação académica multilateral, com a duração de 36 meses, com a participação de sete Instituições de Ensino Superior (IES), financiado pelo programa ERASMUS+, constituído pelos seguintes produtos intelectuais: identificação de um quadro de competências profissionais em ES; desenvolvimento de um currículo em ES; desenvolvimento de um toolkit de inovação e investigação em ES. Resultados: Prevê-se assim no período de vigência do projeto, a criação de um currículo educativo, centrado no envelhecimento saudável ao longo da vida, dirigido à comunidade educativa das IES parceiras, onde se incluem os cursos da ESSAlcoitão. Os conteúdos desenvolvidos podem ser adaptados a vários níveis de educação para assegurar a sustentabilidade e impacto. Tem como objetivo a longo prazo o desenvolvimento de um mestrado conjunto pelas IES parceiras. Conclusões: O projeto SIENHA poderá contribuir assim para: (i) a expansão do conhecimento sobre o envelhecimento saudável; (ii) O desenvolvimento contínuo de competências de estudantes, professores e profissionais; (iii) Inovação, desenvolvimento e a utilização das tecnologias para suportar a promoção da saúde na Europa; (iv) O desenvolvimento da investigação aplicada em contexto internacional, e a transferência efetiva da teoria na prática; (v) O intercâmbio de conhecimentos entre os setores sociais e os cuidados de saúde europeus para o desenvolvimento de práticas de qualidade.
- Hacettepe University experience in an international multicenter project: development of an interdisciplinary clinical master program in rehabilitation sciencesPublication . Karaduman, Ayşe; Yildirim, Sibel Aksu; Ínce, Deniz ínal; Mutlu, Akmer; Tunay, Volga Bayrakci; Ülger, Özlem; Öksuz, Çiğdem; Kayihan, Hülya; Bumin, Gonca; Firat, Tüzün; Khalil, Hanan; Hadaoush, Hikmat; Dawes, Helen; Chapman, Kim; Alves Lopes, António; Almeida, Patrícia; Martins, Sílvia; Guimarães, Isabel; Habbib, Andreia; Alnasaan, Saad; Mohdi, Zaid; Batarseh, Haifa; Jebril, Mohammad; Hawamdeh, Muhannad; Alwahamdeh, Ziyad; Alghwiri, Alia; Collet, Johnny; Wade, Derick; Barker, Karen; Howells, Ken; Ezekel, Leixie; Esser, Patrick; Nazzal, MohammadPurpose: The aim of the project was to constitute an interdisciplinary, innovator, international clinical master program for physiotherapists and occupational therapists in Jordan University of Science and Technology (JUST) Rehabilitation Sciences. Methods: Project has started in 2016 supported by European Union as Erasmus + KA2 project. A total of six universities participated in the project (3 from Europe, 3 from Jordan). The mission of the Hacettepe University was to develop the curriculum. The Bologna process and European quality and lifelong learning standards and Jordan’s National Qualifications were utilized. The 8-step process, including needs analysis, profiling, structure of the program, mobility, learning-teaching measurement methodology, admission requirements, degree of master’s thesis, management and resources, was applied with common consensus. Eight mandatory and 15 elective courses a total of 120 ECTS were established. The digital teaching platform were created under the leadership of Portugal, while the quality processes were monitored by England. In 2017, 18 students enrolled in the program. Lecturers from all countries participated in the lessons. The theoretical education were given via the online system and practical education were given in Jordan face to face. Clinical practice training was done in three European countries. Results: European Union audits resulted in success. Application labs were created. The program was accredited by the Jordanian Higher Education Institution. Conclusion: A new and multidisciplinary program which has never been developed according to Bologna and EQF in Jordan. This program is original for the country and the Middle East. International cooperation between countries was achieved.
- Promoção de competências para o envelhecimento saudável: projeto SIENHAPublication . Alves Lopes, António; Almeida, Patrícia; Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Rosado, Maria Da Lapa; Guimarães, Isabel; Paquete, Ana Patrícia; Carrillo, Elena; Scherpenseel, Meike van; Hirvonen, Armi; Gruneberg, Christian; Kozakiewicz, Mariusz; Nimani, EndritIntrodução: Face aos desafios sociais e de saúde de uma população em envelhecimento, é necessário a atualização das políticas sociais e de saúde na Europa (WHO, 2020; Rudnicka, 2020). O paradigma do Envelhecimento Saudável (HA) sublinha a necessidade de inovação nos sectores educativo, de saúde e social e a devida formação dos profissionais implicados. Objectivos: O projecto Strategic Innovative Educational Network for Healthy Ageing (SIENHA) - www.sienha.eu, visa desenvolver educação a nível superior e o desenvolvimento de competências em estudantes e profissionais dos sectores de saúde e social na Europa. Este projeto envolveu uma cooperação académica multilateral ao longo de 36 meses entre sete Instituições de Ensino Superior (IES) europeias, e foi financiado pelo programa ERASMUS+. Material e Métodos: Foram estabelecidos quatro principais resultados intelectuais: 1) Identificação de um quadro de competências profissionais em HA; 2) Desenvolvimento de um currículo de ensino superior; 3) Criação de um kit de ferramentas para inovação e investigação em HA; e 4) Produção de uma ferramenta de disseminação, um Manual em Envelhecimento Saudável. Com base numa revisão exploratória, foram estabelecidas listas de competências fundamentais e desenvolvido as estratégias de avaliação e o programa de estudos. Foi também elaborado um kit de ferramentas com vista à aplicação de investigação de implementação e estratégias pedagógicas inovadoras. Resultados: O projeto culminou na identificação de competências relevantes, na conceção de um kit de ferramentas baseado nas melhores práticas e na criação de um currículo educacional centrado no envelhecimento saudável ao longo da vida. Este currículo foi concebido para melhor preparar os profissionais de saúde e sociais, incluindo fisioterapeutas, promovendo a saúde e bem-estar ao longo da vida. Conclusões: O projeto SIENHA proporciona uma abordagem integrada e estratégica para enfrentar os desafios do envelhecimento saudável na Europa, trazendo inovações na formação e prática profissional. Esta colaboração pode representar um avanço significativo para a melhoria da formação e preparação de profissionais nos sectores de saúde e social na Europa.