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- COST IS1406 Practitioner Survey on Intervention with Language Impairment results of PortugalPublication . Alves, Dina Caetano; Castro, Ana; Coutinho, Clara
- O conhecimento pĂșblico sobre as perturbaçÔes da linguagem: dados de um inquĂ©rito realizado Ă população, em Portugal e na EuropaPublication . Alves, Dina Caetano; Castro, Ana
- A portuguese tool for phonological awareness assessment correlations, validity and psychometry aspectsPublication . Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, Célia Cristina Casaca; Pereira, Ana Rita; Fontes, Rute; Lourenço, Tùnia
- As dimensĂ”es do erro de escrita: o que analisar e como?Publication . Alves, Dina CaetanoA escrita Ă© uma competĂȘncia geralmente aprendida em contexto escolar, que recruta sobretudo competĂȘncias fonolĂłgicas na fase da codificação de palavras e competĂȘncias sintĂĄticas na fase de produção de textos. Neste artigo, foca-se o nĂvel elementar da escrita, nomeadamente os erros observĂĄveis nas palavras que os escreventes comummente cometem em fase inicial do processo de alfabetiza- ção. Recordam-se as duas grandes categorias ortogrĂĄficas descritas na literatura, a natural e a arbitrĂĄria, admitindo-se a existĂȘncia de uma dimensĂŁo fonolĂłgica e ortogrĂĄfica da escrita (escrita adequada do grafema e do ortografema, respetiva- mente), como tambĂ©m grĂĄfica (escrita adequada da letra). Estas categorias esten- dem-se ao conceito de anĂĄlise semiolĂłgica do erro, reconhecendo que alguns erros de escrita sĂŁo grĂĄficos, fonolĂłgicos (ou genericamente linguĂsticos) e/ou ortogrĂĄficos. Esta tipologia Ă© integrada e amplamente aprofundada na grelha de anĂĄlise de erros de escrita TEE-GA (Alves & Reis, 2022), cuja primeira versĂŁo data de 2009 (Alves, 2009).
- Avaliação linguĂstica em contextos de desenvolvimento tĂpico e atĂpico: aspetos fonĂ©ticos e fonolĂłgicosPublication . Lousada, Marisa; Alves, Dina Caetano; Freitas, Maria JoĂŁo
- AnĂĄlise FonolĂłgica nĂŁo linear: Contributos para o Desenvolvimento de uma Ferramenta AutomĂĄtica e IndividualizadaPublication . Lamela, Clara; AragĂŁo, InĂȘs; Augusto, Rafaela; Alves, Dina Caetano
- Crianças com perturbação do desenvolvimento da linguagem em Portugal: teoria e pråticaPublication . Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Maia, Fåtima; Rocha, Joana; Ximenes, Maria João; Lousada, Marisa; Pereira, Telma
- Avaliação da consciĂȘncia fonolĂłgica: resultados de um estudo piloto.Publication . Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, CĂ©lia Cristina Casaca
- Written test for the assessment and analysis of writing skills - validation of the subtests 1 to 8: graphic shapes, letters, syllables, words and pseudowordsPublication . Carvoeiro, Ana Rita; Alves, Dina Caetano; Rodrigues, Maria Celeste
- Perturbação do desenvolvimento da linguagem (PDL): o que deve saber (versĂŁo 2) tradução e adaptação para portuguĂȘs europeu da versĂŁo inglesaPublication . Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Cruz-Santos, Anabela