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Ramos Antunes, Carolina Beatriz

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  • A educação terapêutica dos familiares cuidadores de pessoas com demência: protocolo de atuação do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação
    Publication . Antunes, Beatriz; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Silva, Cristiane Pavanello Rodrigues
    A demência é uma síndrome que se caracteriza por uma deterioração da função cognitiva, verificando-se a perda de capacidade motora para a realização das atividades de vida diárias (AVD’s). Esta dependência nas AVD’s acarreta a necessidade da presença de um cuidador, que normalmente é um parente direto, sendo que o mesmo necessita de ser capacitado para desempenhar com mestria o seu novo papel. A educação terapêutica possibilita ter cuidadores capacitados, potenciando a qualidade de vida do utente, ao mesmo tempo que previne os internamentos e a institucionalização da pessoa com demência. Deste modo, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) intervém no sentido de potenciar os conhecimentos e capacidades da pessoa com demência e do familiar cuidador. Assim, o trabalho desenvolvido durante o estágio de opção, e exposto neste relatório, teve como principal objetivo entender as necessidades dos familiares cuidadores, de acordo com o estadio de desenvolvimento da pessoa com demência, de modo a elaborar um protocolo de atuação que permita uniformizar os cuidados prestados pelos EEER numa Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) no que concerne à capacitação dos familiares cuidadores. A metodologia utilizada neste relatório foi um projeto de melhoria de qualidade, como estratégia de intervenção profissional, onde se realizou uma formação em serviço tendo por base a revisão integrativa da literatura, bem como a elaboração de um protocolo de atuação.