Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Habilidades sociais de enfermeiros da atenção básica e o agir comunicativo de Jürgen HabermasPublication . Marcon, Sonia; DA SILVA MELO MALAQUIAS, TATIANA; Fernandez Lourenço Haddad, Maria do CarmoObjetivo Promover reflexão sobre as habilidades sociais na atuação de enfermeiros da atenção básica, na perspetiva do agir comunicativo de Habermas. Método Trata-se de um artigo de reflexão que propõe uma discussão sobre as habilidades sociais na atuação de enfermeiros da atenção básica, embasada pela Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. Desenvolvimento As habilidades sociais referem-se aos comportamentos no repertório do indivíduo para lidar com as demandas e situações sociais que ocorrem no dia a dia. No processo laboral o enfermeiro, por ser o gestor da equipe, deve desenvolver suas potencialidades para ampliar as habilidades pertinentes à gestão da assistência, especialmente, quanto à comunicação efetiva. Conclusão Conclui-se que a Teoria da Ação Comunicativa de Jurgen Habermas contribui para a prática gerencial do enfermeiro e apoia para um desempenho social favorável, visto que, ao submeter suas atitudes a um agir comunicativo, o enfermeiro estará em busca de maior interação com sua equipe, pacientes, família e demais profissionais que constituem as redes de atenção.
- Custo dos cuidados paliativos oncológicos em serviços de assistência domiciliar :Publication . Christovão Vidotto, Patrícia; DA SILVA MELO MALAQUIAS, TATIANA; Aroni Dadalt, Patricia; Barreto, Maynara Fernanda Carvalho; Fernandez Lourenço Haddad, Maria Do CarmoObjetivo Averiguar os artigos científicos relacionados ao custo do Serviço de Assistência Domiciliária para pacientes em cuidados paliativos oncológicos. Métodos Revisão integrativa da literatura, que incluiu artigos primários indexados nas bases de dados PubMed, Scopus, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Embase, Science Direct e Scielo, utilizando os descritores neoplasms; oncology; home care; palliative care; costs analysis; costs. Resultados Foram incluídos dez estudos, sendo três do Reino Unido, três da Espanha, seguidos de dois da Itália, um dos Estados Unidos da América e um do Canadá. Os estudos demonstraram menor custo no internamento domiciliário com acompanhamento de equipas de saúde, inclusive quando analisado pacientes oncológicos em fase terminal e prognóstico da doença. Conclusão Evidenciou-se que os custos da assistência prestada a pacientes em cuidados paliativos oncológicos são menores em ambiente domiciliário do que a nível hospitalar.
- Avaliação da assistência em saúde mental à puérpera em Cuidados de Saúde Primários:Publication . Oliveira de Almeida, Milena; Baratieri, Tatiane; Krulikowski, Iria Barbara de Oliveira; Natal, Sonia; Araújo, Marília Daniella Machado; DA SILVA MELO MALAQUIAS, TATIANAIntrodução A gravidez é um fenômeno carregado de emoções na vida de uma mulher, pois traz consigo, inúmeras alterações hormonais, físicas e psicológicas, culminando em uma série de transformações em seu organismo. Objetivo Avaliar a assistência em saúde mental prestada por profissionais de Cuidados Primários em Saúde, a mulheres no puerpério. Métodos Estudo avaliativo do tipo análise de implantação com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de casos múltiplos. A coleta foi por meio da análise de registros clínicos e entrevistas semiestruturadas com 31 puérperas e 24 profissionais da saúde. Na análise quantitativa avaliou-se o grau de implantação (classificação: satisfatório, parcial, incipiente e crítico) determinado pela Matriz de Análise e Julgamento composta pelas dimensões gestão e execução, e respetivas subdimensões, e a qualitativa ocorreu por meio da análise de conteúdo. Resultados Constatou-se mediante os dados quantitativos, grau incipiente nos casos 1 e 3, e no caso 2, grau de implantação crítica. No critério de aplicação da escala para diagnóstico de depressão pós-parto, todos os casos obtiveram pontuação zero. A partir do conteúdo das falas, pode-se agrupá-las em duas categorias: a presença de sentimentos de abandono e tristeza nas puérperas e a falta de assistência dos profissionais da saúde às puérperas após o parto. Conclusão Conclui-se que as mulheres apresentam necessidades de saúde no pós-parto, relacionadas à saúde mental, entretanto há uma falta de assistência por parte dos profissionais da atenção primária.