Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Percursos do Teatro Universitário em Portugal (1974/1994)Publication . Torres, Margarida Adónis; Nascimento, Rui BebianoEsta investigação analisa o percurso da experiência teatral universitária portuguesa entre 1974 e 1994 em contexto extracurricular, enquanto fator preponderante da cena teatral portuguesa. Enfatiza o seu papel no campo artístico e a sua importância na construção de uma identidade particular no âmbito da juventude estudantil. Tendo como epicentro as atividades desenvolvidas no campo da organização e da experiência teatral no interior do ambiente estudantil, este estudo tem por principal objetivo conhecer e analisar os modos e os percursos do Teatro Universitário em Portugal. A análise produzida teve como base as relações estabelecidas entre as atividades dos grupos de teatro universitário e a sua representatividade no contexto social e político, através das dinâmicas participativas dos movimentos estudantis em Portugal. Observaram-se também de forma detalhada as práticas dos diferentes grupos de teatro universitário e a sua inserção no panorama teatral português.
- A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professoresPublication . Torres, Margarida Adónis; Figueira, Ana Paula CouceiroSob o paradigma da sociedade contemporânea, cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus actores sociais, também a escola, reflexo e barómetro dessas alterações, catapulta a necessidade de reorganizar os seus métodos de ensino, os seus próprios objectivos e práticas. Com o presente estudo, pretende reflectir-se sobre o enquadramento das expressões artísticas na escola actual, à luz das novas realidades escolares, e conhecer as percepções e significados dos professores de teatro/expressão dramática, no que diz respeito à sua prática nas actividades dramáticas nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.